A imagem-tempo nos filmes de arte

Autores

  • Sílvia Cristina Aguetoni Marques PUC/SP

Resumo

Resumo: O atual artigo pretende estabelecer as relações existentes entre os filmes A comilança ( 1973) , de Marco Ferreri; A bela da tarde (1967) , de Luis Buñuel e Último tango em Paris ( 1972) , de Bernardo Bertolucci , utilizando como suporte teórico o pensamento deleuziano e seus conceitos de imagem-tempo, imagem-cristal, entre outros. Por meio da congruência entre elementos estéticos e temáticos dos filmes citados acima , as questões do mistério; do paradoxo; da fluidez do tempo e da potência do falso serão apresentadas e analisadas. Por meio da análise conjunta dos três filmes , pretende-se demonstrar o poder do cinema de arte no que diz respeito í  fomentação do pensamento.

Palavras-Chave: Marco Ferreri; Luis Buñuel; Bernardo Bertolucci; Cinema de arte; Imagem-Tempo.

 

Biografia do Autor

Sílvia Cristina Aguetoni Marques, PUC/SP

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC /SP. Bacharel em Cinema pela FAAP e atriz pelo SENAC.  Autora de 7 livros , entre eles , "Hispanismo  e erotismo : O cinema de Luis Buñuel" , editado pela Anablume com apoio da FAPESP ,  "Sociologia da Educação" pela editora LTC (Rio de Janeiro) e "Vamos fazer uma tese? " (Avercamp). O sétimo livro intitulado "História da Educação" será lançado em 2013 pela LTC.  Autora de cursos online na área de RH para a Volkswagen; autora de materiais didáticos variados nas áreas de Comunicação, Sociologia , Antropologia , entre outras , para a Anhanguera Educacional. Aprovada em concurso público promovido pelo Departamento de Educação da UEM  na disciplina "Metodologia e Técnica de Pesquisa".

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Publicado

2013-11-15