Entropia e redundância na estrutura seriada: uma análise comparativa entre o sucesso de Friends e o fracasso de Romantically Challenged

Autores

  • Erico Fernando Oliveira PUCSP - Pontifícia Universidade Católica

Resumo

O intuito desse artigo é estabelecer uma leitura comparativa entre duas séries de televisão cuja estrutura narrativa é muito similar afim de desenvolver uma reflexão sobre as implicações da redundância dentro da narrativa seriada bem como do excesso de referências circulares dentro dos limites estabelecidos pelo formato sitcom televisivo. A premissa inicial é a de que uma cultura que se retroalimenta apenas de seus textos acaba por empobrecer seu repertório e tornar-se redundante, desenvolvendo uma Entropia Negativa.

Biografia do Autor

Erico Fernando Oliveira, PUCSP - Pontifícia Universidade Católica

Mestre em Comunicação e Semiótica pelo PEPGCOS/PUCSP com a dissertação South Park: (des)construção iconoclasta das celebridades, indicada pelo colegiado doprograma como a mais representativa da produção discente em 2012, recebendo menção honrosa no prêmio Compós de teses e dissertações de 2013. Graduado emDesenho Industrial pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2004) com ênfase em Projeto Visual.

Downloads

Publicado

2014-04-30