O lugar do jornalista na cobertura dos protestos de junho de 2013 sob o olhar do Observatório da Imprensa e do Profissão Repórter.

Autores

  • Caio Cardoso de Queiroz
  • Iluska Maria da Silva Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

As manifestações de junho de 2013 no Brasil tomaram conta das ruas de diversas cidades eacabaram se voltando também contra as empresas de jornalismo e seus profissionais, recusandoa cobertura que a mídia vinha fazendo até então desses fatos. Na esteira destes acontecimentos,tendo como pano de fundo as discussões sobre a identidade, o ethos da função dos jornalistas,procura-se analisar como dois programas televisivos diversos abordaram as manifestaçõesenquanto elas ainda aconteciam. Tanto o Profissão Repórter quanto o Observatório da Imprensalançaram seus olhares para os fatos buscando uma discussão acerca de qual é o lugar dojornalista na produção de notícias. Procura-se entender quais são as considerações que eleselaboram para justificar e estruturar seu trabalho enquanto agente social relevante.

Biografia do Autor

Caio Cardoso de Queiroz

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia e Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Iluska Maria da Silva Coutinho, Universidade Federal de Juiz de Fora

jornalista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993), mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília (1999) e doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), com estágio doutoral na Columbia University (NY). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2014-10-13