Potencialização da participação cidadã por meio de novas tecnologias de comunicação: utilização de grupos de discussão como ferramenta de deliberação e gestão local

Autores

  • Alysson Bruno M. Assunção Universidade do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Resumo

O artigo aborda a possibilidade utilização de novas TICs para favorecer a troca pública de ideias com vistas í  participação dos cidadãos em processos de gestão local, analisando aspectos qualitativos e quantitativos de grupos de discussão online da rede social Rebal21, baseada na plataforma Ning. Os resultados sugerem que redes sociais na internet como essa podem possibilitar trocas discursivas qualificadas e aprendizado dos usuários sobre de temas de interesse público.

Biografia do Autor

Alysson Bruno M. Assunção, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Alysson Assunção é mestre em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). É Profissional de Comunicação Social na Petrobras desde 2009, atuando com Educação Corporativa na área de Responsabilidade Social. Professor associado ao IBMR desde 2013. Especialista em Jornalismo Literário (ABJL-SP - 2008), Psicologia Clínica (IBAC-DF - 2008). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (2007), e Psicologia pela Pontífícia Universidade Católica de Goiás (2007).

Downloads

Publicado

2014-10-13