A narrativa do Mídia Ninja sobre o impacto nos camponeses da indicação de Kátia Abreu ao Ministério da Agricultura

Autores

  • Maria Clara Aquino Bittencourt Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Bolsista Capes PNPD de Pós-Doutorado

Resumo

O texto analisa a narrativa construída pelo Mídia Ninja na cobertura sobre o impacto nos camponeses da indicação de Kátia Abreu ao Ministério da Agricultura. Na tentativa de compreender o encadeamento dos fatos narrados a partir de duas ferramentas nas quais o coletivo inseriu publicações sobre esse acontecimento, a fanpage no Facebook e o portal do coletivo, observa-se que a narrativa é impulsionada pelo espalhamento do conteúdo, que promove a composição da história ao mesmo tempo em que gera múltiplas interpretações e sentidos. A composição da narrativa é iniciada pelo Mídia Ninja, mas constantemente apropriada e ressignificada por múltiplos atores que se envolvem no espalhamento dos conteúdos, demonstrando assim os contornos da midiatização do ativismo. 

Biografia do Autor

Maria Clara Aquino Bittencourt, Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Bolsista Capes PNPD de Pós-Doutorado

Doutora e mestre em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Católica de Pelotas. Atua na área de Cibercultura, com ênfase no campo acadêmico, principalmente nos seguintes temas: convergência midiática, espalhamento de informações, movimentos e mobilizações sociais em rede, hipertexto e jornalismo digital. Atualmente é bolsista CAPES de estágio pós-doutoral do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento, na mesma instituição.

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Publicado

2015-03-11