Campanha de Redução de Consumo de Água na Grande São Paulo: dimensões atitudinais e comportamentais na política de bonificação versus sobretaxa

Autores

  • Diogo Rógora Kawano Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP)
  • Leandro Leonardo Batista Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP)

Resumo

A baixa precipitação registrada nos últimos três anos sobre a Grande São Paulo fez com que a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) adotasse uma campanha de bonificação como incentivo í  economia de água. Este trabalho buscou uma reflexão teórica acerca dos aspectos atitudinais e comportamentais acerca dessa campanha, comparando possíveis implicações da política de premiação (bônus) realizada pela SABESP versus a política de punição (sobretaxa) implementada durante a crise no setor energético em 2001 no Brasil. Como resultado, nota-se que as distintas estratégias indicaram diferentes graus de envolvimento e engajamento com a problemática enfrentada em cada um dos períodos, constituindo uma reflexão importante nas políticas atreladas í  comunicação desta natureza.

 

Biografia do Autor

Diogo Rógora Kawano, Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação – PPGCOM-USP e membro do Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas da ECA-USP.

Leandro Leonardo Batista, Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP)

Professor Doutor em Comunicação Social - University of North Carolina, docente da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP) e membro do Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas da ECA-USP.

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Publicado

2015-08-24