Jornalismo online e meio ambiente em Mato Grosso: uma análise dos recursos interativos e multimídia nas notícias sobre desmatamento

Autores

  • Eduardo Fernando Uliana Barboza Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)
  • Ana Carolina de Araújo Silva Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Resumo

Este artigo traz os resultados parciais de uma pesquisa que mapeou a notícia sobre meio ambiente em quatro dos principais sites jornalísticos do estado de Mato Grosso. O objetivo principal da pesquisa é entender como a questão ambiental está presente no jornalismo online de Mato Grosso e, mais especificamente neste artigo, analisar os recursos interativos e multimídia utilizados nas notícias mapeadas sobre desmatamento. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa nos sites, seguida de uma análise qualitativa utilizando técnicas da análise de conteúdo. Os estudos apontaram que as reportagens tendem a apresentar o tema desmatamento sob uma mesma perspectiva, sem a ampliação da narrativa jornalística online por meio dos recursos interativos disponíveis na web e utilizando apenas fontes oficiais.

Biografia do Autor

Eduardo Fernando Uliana Barboza, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e docente do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Alto Araguaia. Membro do grupo de pesquisa Tecccog - Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva.

Ana Carolina de Araújo Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e docente do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Alto Araguaia.

Downloads

Publicado

2017-06-29