Jornalismo Empreendedor e o estado precário do trabalho midiático

Nicole S. Cohen

Resumo


O jornalismo empreendedor começou a aparecer com maior destaque na mídia de língua inglesa após a crise econômica de 2008 e vem sendo implantado com particular fervor em escolas de jornalismo norte-americanas, que estão redefinindo e justificando o que é que elas fazem. Mas o termo jornalismo empreendedor é também usado para descrever espectro de trabalhadores midiáticos mais marginalizado e feminino: o crescente número de jornalistas freelancers ou operadores individuais que vivem da venda de trabalhos fragmentados. A virada ao jornalismo empreendedor pode oferecer uma estratégia para lidar com a precariedade nas indústrias midiáticas, mas não precisa ser a única. Ao invés de abraçar o empreendedorismo como a única solução para os desafios enfrentados hoje pelo jornalismo, devemos considerar modelos alternativos e sustentáveis de trabalho que encaram o jornalista de maneira diferente, como o jornalista no papel de trabalhador, cidadão ou ativista.


Palavras-chave


jornalismo; empreendedor; precário; trabalho.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Diretório e Indexadores

Directory of Open Access Journals

 

 

 

Início

- DOAJ (Directory of Open Access Journals): https://doaj.org/toc/2317-4919

- Latindex - http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?opcion=1&folio=24643

- Seer/ Ibict - http://seer.ibict.br/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=3032&Itemid=109

- Livre! -  https://portalnuclear.cnen.gov.br/livre/Inicial.asp

- Sumarios.org - http://sumarios.org/revistas/par%C3%A1graforevista-cient%C3%ADfica-de-comunica%C3%A7%C3%A3o-social-da-fiam-faam