Jornalismo Empreendedor e o estado precário do trabalho midiático

Autores

  • Nicole S. Cohen Professora da Universidade de Toronto, Canadá.

Palavras-chave:

jornalismo, empreendedor, precário, trabalho.

Resumo

O jornalismo empreendedor começou a aparecer com maior destaque na mídia de língua inglesa após a crise econômica de 2008 e vem sendo implantado com particular fervor em escolas de jornalismo norte-americanas, que estão redefinindo e justificando o que é que elas fazem. Mas o termo jornalismo empreendedor é também usado para descrever espectro de trabalhadores midiáticos mais marginalizado e feminino: o crescente número de jornalistas freelancers ou operadores individuais que vivem da venda de trabalhos fragmentados. A virada ao jornalismo empreendedor pode oferecer uma estratégia para lidar com a precariedade nas indústrias midiáticas, mas não precisa ser a única. Ao invés de abraçar o empreendedorismo como a única solução para os desafios enfrentados hoje pelo jornalismo, devemos considerar modelos alternativos e sustentáveis de trabalho que encaram o jornalista de maneira diferente, como o jornalista no papel de trabalhador, cidadão ou ativista.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Edição

Seção

Dossiê "Comunicação e Desigualdades"