Os aikewáras e a guerra contra o silêncio: ditadura a perpetuação da imagem colonial dos indígenas nos meios de comunicação.

Autores

  • Thomas Jefferson Gonçalves Universidade de Brasília (UnB) Brasília, DF, Brasil
  • Fernando Oliveira Paulino Universidade de Brasília (UnB) Brasília, DF, Brasil

Palavras-chave:

Indí­gena, aikewára, Araguaia.

Resumo

Este artigo analisa como veículos de comunicação tratam pautas indígenas por meio de um caso concreto: o processo de tortura e anistia dos aikewáras. Foca-se especialmente no contexto político em que os indígenas sofreram abusos – a ditadura militar e a Guerrilha do Araguaia –, bem como o AI-5 como instrumento específico para o agravamento da situação. Para tanto, primeiro são analisados os fatos ocorridos com os aikewáras, cuja história permanece desconhecida por grande parte do público. A partir desse contexto, discute-se a premência do indígena nos meios de comunicação e como são representados por esses, fazendo-se paralelo com estereótipos advindos do colonialismo europeu.

Biografia do Autor

Thomas Jefferson Gonçalves, Universidade de Brasília (UnB) Brasília, DF, Brasil

Possui duas graduações e uma pós-graduação em Comunicação. Gonçalves é servidor público no Senado Federal e chefe do Setor de Multimídia da Secretaria de Editoração e Publicações.

Fernando Oliveira Paulino, Universidade de Brasília (UnB) Brasília, DF, Brasil

Diretor e Professor nos cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Doutor, Mestre e Graduado em Comunicação, Paulino é Diretor de Relações Internacionais da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação e integra a Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade da UnB.

Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Dossiê Jornalismo, liberdade de expressão e censura: 50 anos depois do AI-5