Territórios midiáticos da TV aberta no estado de São Paulo e sua relação com o desenvolvimento regional

Autores

  • Rosimara de Cássia da Silva Batista Universidade de Taubaté Taubaté, SP, Brasil
  • Quésia Postigo Kamimura Universidade de Taubaté Taubaté, SP, Brasil
  • Monica Carniello Universidade de Taubaté Taubaté, SP, Brasil

Palavras-chave:

Mí­dia Regional, Televisão Aberta, Territórios Midiáticos, Desenvolvimento.

Resumo

Concentradas nas mãos de grandes grupos privados de comunicação, as redes de televisão, com concessão pública para TV aberta, além da grade nacional também destinam parte de sua programação para a veiculação de conteúdos locais, por meio de suas afiliadas espalhadas pelo interior. Apesar de muitas vezes estarem inseridas na mesma região, as emissoras de TV nem sempre têm a mesma área de cobertura. A fim de compreender como essas empresas se articulam para contribuir com o desenvolvimento regional, esta pesquisa se propõe a mapear os territórios midiáticos, ou seja, a área geográfica de cobertura local, definidos pelas emissoras comerciais de televisão aberta, no estado de São Paulo, com enfoque na cobertura jornalística regional feita pelas três redes de comunicação da região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale). O método delineia-se como exploratório, bibliográfico e documental, de abordagem qualitativa. O estudo constatou, que no interior de São Paulo, a cobertura jornalística regional é realizada por 27 redes de TV de quatro grandes grupos de comunicação: Rede Globo, Band, SBT e Record. Em meio í  grande extensão territorial do estado, constatou-se que a maioria trabalha com áreas diferentes de coberturas, que se sobrepõem às fronteiras físicas e administrativas das regiões onde estão inseridas.

Biografia do Autor

Rosimara de Cássia da Silva Batista, Universidade de Taubaté Taubaté, SP, Brasil

Jornalista. Mestranda em Gestão e Desenvolvimento Regional.

Quésia Postigo Kamimura, Universidade de Taubaté Taubaté, SP, Brasil

Doutora em Saúde Pública e professora no Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Taubaté.

Monica Carniello, Universidade de Taubaté Taubaté, SP, Brasil

Graduadaem Comunicação Socialcom habilitação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), Especialista em Marketing pela University of California (1998), Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000), Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Realizou pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (2010) e pós-doutorado pela Universidade do Minho – PT (2015). Professora Assistente Doutora da Universidade de Taubaté, com atuação no Programa de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional, MBAs e no Departamento de Comunicação Social. Docente da Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba (FATEC). Editora executiva da Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.

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Publicado

2019-05-27