Edifícios Institucionais Modernos em Florianópolis

Autores

  • Luiz Eduardo Fontoura Teixeira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gilberto Sarkis Yunes
  • Rafaela Regina de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

modernidade, arquitetura institucional, concreto armado, Florianópolis

Resumo

O artigo analisa as edificações institucionais do período moderno em Florianópolis, identificando suas manifestações e impactos na época de sua produção, entre 1930 e 1980. Estas obras encontram-se distribuídas em três ciclos temporais: o primeiro definido pela inserção do ideário modernista e de coexistência de diversas linguagens arquitetônicas; o segundo pela difusão do modernismo, influenciado por outras experiências brasileiras; e o terceiro pela verticalização e sofisticação tecnológica, com a expansão do uso do concreto armado. A pesquisa define espacialmente cinco setores do município onde os exemplares estão situados. Estes configuram centralidades urbanas, demonstrando que o investimento público claramente condicionou a ocupação. Constata-se ainda a presença de 32 edifícios, sendo7 originários de instituições federais, 18 do poder estadual, 2 municipais e 5 de outras categorias. Suas novas tipologias, resultantes formais e espaciais, inseridas na paisagem e no contexto dos diferentes tempos da cidade marcam atualmente regiões e lugares, proporcionando a leitura destes exemplares como artefatos remanescentes de um período em que a cidade teve um grande ideal: modernizar-se e adotar espaços e serviços públicos como imagem da nova qualidade pretendida para a capital.

 

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Fontoura Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina

Arquiteto e Urbanista pela UFRGS (1978). Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela UFSC (2002). Doutor em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo pela USP, São Carlos (2009). Professor do Núcleo de Teoria e História (ARQ/UFSC). Atua no Programa de Pós Graduação em Arquitetura, Urbanismo e História da Cidade (PGAU-Cidade). Coordenador do Grupo de Pesquisa da Modernidade em Arquitetura e Urbanismo (ARQ/UFSC). Membro de Grupos de Pesquisa NUCOMO e SITUS (ARQ/UFSC) e do ICOMOS/BR/UNESCO.

Gilberto Sarkis Yunes

Arquiteto e Urbanista pela UFPel (1977). Graduação em Pintura EBA/UFPel (1972). Mestre em Arquitetura pela USP, São Carlos (1987). Doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU/USP (1995). Master em Paisagens Culturais pela Universití  degli Studi di Napoli Federico II (2010). Professor do Núcleo de Projeto (ARQ/UFSC). Atua na Pós-Graduação PGAU-Cidade. Membro do Grupo de Pesquisa da Modernidade em Arquitetura e Urbanismo e NUCOMO (ARQ/UFSC). Membro INEP/SINAES.

Rafaela Regina de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC. Bolsista Voluntária de Iniciação Científica (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa da Modernidade em Arquitetura e Urbanismo e NUCOMO (ARQ/UFSC).

Downloads

Publicado

2015-12-15

Edição

Seção

Arquitetura, Urbanismo e Paisagem urbana