Os usos do precedente: A construção do repertório arquitetônico no ambiente pedagógico do atelier de projetos

Autores

  • Rogério de Castro Oliveira Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Palavras-chave:

arquitetura, projeto, repertório, aprendizado.

Resumo

Esta comunicação discute o uso de soluções exemplares como critério de projeto, focalizando a prática pedagógica da arquitetura que tem lugar nos ateliers dos cursos de graduação. A construção de conhecimento arquitetônico no projeto implica o uso de precedentes, quer como ponto de partida (aberto a manipulações adaptativas), quer como ferramentas de comparação aplicadas a posteriori a verificações tipológicas e í  correção de decisões projetuais que conduzem às configurações do partido. A descrição, interpretação e transformação dos tipos como parte de uma abordagem "imitativa" do projeto arquitetônico é o tema central de uma epistemologia da prática, tal como sugerida por Donald Schön, e fundamenta o exercício da invenção compositiva. Nesta perspectiva, a imaginação figurativa interage com um catálogo coletivo de obras de arquitetura paradigmáticas, constituindo um conjunto de requerimentos eletivos progressivamente incorporados ao repertório do projetista.

Biografia do Autor

Rogério de Castro Oliveira, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Docente permanente, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Docente colaborador, Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

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Publicado

2015-12-15

Edição

Seção

Arquitetura, Urbanismo e Paisagem urbana