O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico

Autores

  • Angelica Paiva Ponzio Faculdade de Arquitetura Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Andrea Soler Machado Faculdade de Arquitetura Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

processo de projeto, métodos criativos, inovação, ensino.

Resumo

Este artigo pretende discutir o uso de métodos criativos para a solução de problemas complexos visando a inovação no ensino de Projeto Arquitetônico. Se, por um lado, a palavra projeto designa tanto uma produção documental que permite construir um objeto representado quanto um processo de coordenação de ações, o ensino desse processo implica um posicionamento claro a respeito do produto e dos métodos compatíveis com a natureza do problema didático que se quer propor. Partindo do princípio de que os métodos são as técnicas de trabalho empregadas e o processo de projeto é a maneira como essas são encadeadas por meio de ações, as experiências de ensino do ateliê de Projeto Arquitetônico aqui apresentadas buscam soluções projetuais por meio do estimulo da criatividade e de técnicas comuns ao Design Thinking em etapas e escalas variadas que conformam um trabalho teórico-prático fundamentado no "aprender fazendo".

Biografia do Autor

Angelica Paiva Ponzio, Faculdade de Arquitetura Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Arquitetura, 2013, PROPAR/UFRGS com PDE CAPES/Politecnico di Milano; Mestre em Arquitetura, 1991, MScAAD, GSAPP, Columbia University, NYC/USA; Professora Adjunta, Depto Arquitetura/UFRGS desde 1994; Arquiteta UFRGS, 1989.

Andrea Soler Machado, Faculdade de Arquitetura Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Historia, UFRGS, 2003; Mestre em Arquitetura, PROPAR/UFRGS, 1996; arquiteta UFRGS/1985; Professora Associada Depto Arquitetura UFRGS; Membro permanente PROPAR/UFRGS

Referências

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Publicado

2015-12-15

Edição

Seção

Arquitetura, Urbanismo e Paisagem urbana