INFRAESTRUTURA E MODERNIZAÇÃO URBANA: OS IMPACTOS DO PORTO, FERROVIA E AEROPORTO EM NATAL E DAKAR (1890-1930)

Autores

  • Rubenilson Brazão Teixeira UFRN

Palavras-chave:

Natal, Dakar, modernização, infraestrutura.

Resumo

As cidades do Natal, capital do Rio Grande do Norte, e Dakar, capital do Senegal, mantiveram relações históricas de grande relevância e que ainda são pouco estudadas. O presente artigo é uma pequena parte de um trabalho bem mais amplo e inédito, que objetiva aproximá-las comparativamente num longo período histórico que se estende do século XVI í  primeira metade do XX. Neste artigo, analisamos especificamente o processo de modernização pelo qual ambas as cidades passaram, em grande parte calcado nos papéis exercidos pelo porto, ferrovia e hidrobase/aeródromo, entre fins do século XIX e primeiras décadas do século XX. Como no trabalho como um todo, aqui buscamos semelhanças no processo de modernização das duas cidades a partir das referidas instalações. Apesar das diferenças evidentes entre as duas cidades sob os mais variados ângulos de análise (históricos, políticos, culturais, econômicos, culturais e outros), há efeitivamente semelhanças nos processos de modernização aqui analisados.

Biografia do Autor

Rubenilson Brazão Teixeira, UFRN

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), mestrado em Minimum Cost Housing - Mcgill University, Montreal, Canadá (1990) e doutorado em Etudes Urbaines - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2002), Paris, França. Pós-doutoramento no CRHIA, Universidade de La Rochelle, França (2012-2013). Entre outros cargos administrativos, foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN - PPGAU/UFRN, de abril de 2008 a março de 2010. Professor visitante na EHESS, Paris, e na Université de La Rochelle, França, em janeiro de 2011. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem diversos trabalhos publicados, livros, capítulos de livros, artigos, resumos, resenhas e outros, publicados no Brasil e no exterior.

Referências

AHU-Rio Grande do Norte, Caixa. 8, Documento 57.

Cascudo, Luis da Câmara (1999). História da cidade do Natal. Natal, RN: Econômico.

Dantas, George Alexandre Ferreira. Linhas convulsas e tortuosas retificações: transformações urbanas em Natal nos anos 1920. Dissertação de Mestrado: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, USP, Brasil. São Carlos, 2003

Estado do Rio Grande do Norte. Mensagem apresentada ao Congresso Legislativo na abertura da segunda sessão da nova legislatura em 1° de novembro de 1917 pelo governador desembargador Joaquim Ferreira Chaves. Natal: typo d"™a republica, 1917.

Gıudıce, Dante Severo, Toledo Junıor, Rubens de (2007). A importância das redes na geopolí­tica brasileira. Mercator - Revista de Geografia da UFC, ano 06, número 11, 2007.

Gouvernement de l'Afrique Occidentale Française. La circonscription de Dakar et dépendances. Paris: Société d'éditions géographiques, maritimes et coloniales, 1931.

Guımarães, José B. Martins, Correa, M. Carvalho (org.) (1924). índice Corográfico do Brasil. Rio e Janeiro: Instituto Geográfico, Geológico e Econômico Brasileiro.

http://www.fundacaorampa.com.br/af_missao.htm. Acesso em 20 de abril de 2014.

KOSTER, Henry (1816). Travels in Brazil. London: Longman, Hurst, Rees, Orms and Brown, Paternoster-Row.

Mıranda, João Maurí­cio Fernandes (1999). Evolução urbana de Natal em 400 Anos. 1599 - 1999. Coleção Natal 400 anos. Volume VII. Natal : Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Prefeitura de Natal.

Olıveıra, Giovana Paiva de (2014). Natal em Guerra. As transformações da cidade na segunda guerra mundial. Natal: EDUFRN.

Peıxoto, Carlos (2003). A História de Parnamirim. Natal: Z Comunicação.

Prefeitura Municipal do Natal. Limite dos bairros da cidade do Natal / Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. – Natal: Departamento de Informação, Pesquisa e Estatí­stica, 2008.

Reclus, Élisée (1894). Nouvelle géographie universelle : la terre et les hommes. Vol. XIX. Amérique du Sud, L"™Amazonie et la Plata. Guyanes, Brésil, Paraguay, Uruguay, République Argentine. Paris : Hachette.

Relatório com que o Exm. Sr. Dr. José Bernardo Galvão Alcoforado Júnior passou a administração da proví­ncia do Rio Grande do Norte ao Exm. Sr. Dr. Antonio dos Passos Miranda, no dia 20 de junho de 1876. Rio de Janeiro, typographia, 1877.

Rio Grande do Norte. Mensagem lida perante a Assembleia Legislativa na abertura da primeira sessão da 14° legislatura em 1° de outubro de 1927 pelo presidente José Augusto Bezerra de Medeiros. Natal: typo da República, 1927.

Rodrıgues, Wagner do Nascimento. Dos caminhos de água aos caminhos de ferro: a construção da hegemonia de Natal através das vias de comunicação (1820-1920). Dissertação de Mestrado: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.

Seck, Assane (1970). Dakar, metrópole ouest-africaine. Imprenta. Dakar : IFAN.

SIMONINI, Yuri. Ribeira, técnica, natureza: transformações em "prol" de um projeto de modernização (1860-1932). Dissertação de mestrado: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.

Vıveıros, Paulo Pinheiro de (2008). História da aviação no Rio Grande do Norte. Natal: EDUFRN.

Walle, Paul (1912). États de Parahyba, Rio Grande do Norte et Ceará. Paris: Guilmoto.

Emerencıano, João Gothardo Dantas (org.) (2007). Natal Não-Há-Tal: Aspectos da História da Cidade do Natal. Natal: Departamento de Informação, Pesquisa e Estatí­stica.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

História da Cidade e do Urbanismo