HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936)

Autores

  • Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) http://orcid.org/0000-0002-9279-4033
  • Pedro Alberto Novo López Universidad del País Vasco
  • Nuria Rodríguez Martin Universidad del País Vasco e Universidad Complutense de Madrid

Palavras-chave:

Transporte urbano, linhas de bonde, ferroví­as, metrô, crescimento urbano.

Resumo

As redes de transporte público e privado são fatores decisivos na extensão e crescimento das cidades modernas e igualmente influem em sua morfologia e no desenvolvimento urbano. Este texto, que tem por objetivo apresentar um trabalho conjunto de investigação, adotando uma perspectiva histórica, estuda a implantação, desenvolvimento e consolidação dos transportes urbanos nas cidades de Bilbao, Madri (Espanha) e Natal (Brasil), entre meados do século XIX e primeiro terço do XX. Analisamos, em primeiro lugar, as características e especificidades de cada uma das três cidades, vinculadas às suas distintas funções políticas e econômico-administrativas, assim como sua morfologia própria. Posteriormente, abordamos as diferenças de escala, de tempo e de ritmo em que se desenvolvem. Finalmente, oferecemos alguns dos elementos que servirão de reflexão comparada a futuros estudos. Interessa-nos também o fator barreira proporcionado pelas ferrovias a partir dos anos 1930, convertendo-as em elementos de fronteira í  expansão urbana.

Biografia do Autor

Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação (2007) e mestrado (2011) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atuou como professor substituto do Departamento de Arquitetura da UFRN em dois períodos contratuais, de 2011.1 a 2012.2 e de 2013.2 a 2015.1. Atualmente é doutorando do PPGAU-UFRN. Realizou estágio sanduíche (PSDE-CAPES) na Universidad del País Vasco, Leioa, Espanha entre os meses de 09/15 e 03/16. Faz parte do Grupo de Pesquisa "História da Cidade, do Território e do Urbanismo" (HCUrb), estudando principalmente os seguintes temas: história urbana, planejamento urbano e regional, produção do espaço, modernização urbana, obras contra as secas e redes técnicas - em especial a história dos sistemas ferroviários e de transportes urbanos

Pedro Alberto Novo López, Universidad del País Vasco

Licenciado en Geografía e Historia (1987) por Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea (1987) Doctor en Historia por la Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea (1993)

Profesor Titular de Universidad (Universidad del País Vasco), Facultad de Ciencias Sociales y de la Comunicación.

Referências

Beascoechea Gangoiti, J. Mª y Otero Carvajal, L. E. (Eds.) Las nuevas clases medias urbanas. Transformación y cambio social en España, 1900-1936. Madrid: Los libros de la Catarata, 2015.

Carballo, B.; Pallol, R. y Vicente, F. El Ensanche de Madrid. Historia de una capital. Madrid: Editorial Complutense, 2008.

Ferreira, A.L.A., Dantas, G. A. F. (Org.). Surge et Ambula: a construção de uma cidade moderna. Natal (1890-1940). Natal: EDUFRN, 2006.

González Portilla, M. La formación de la sociedad capitalista em el Paí­s Vasco (1876-1913). San Sebastián: Haranburu Editor, 1981.

González Portilla, M. (Ed.) Los orí­genes de una metrópoli industrial: la Rí­a de Bilbao. Bilbao: Fundación BBVA, 2001, 2 vol.

González Yanci, Mª P. El transporte configurador del desarrollo metropolitano de Madrid. Del inicio del ferrocarril al metro ligero, siglo y medio de historia. AIEM,Tomo XLVI (2006), pp. 597-640.

González Yanci, Mª P. Los accesos ferroviarios a Madrid. Su impacto en la geografí­a urbana. Madrid: IEM, 1977.

MEDEIROS, G. L. P. As cidades e os trilhos: Resgate histórico da implantação das ferrovias no Rio Grande do Norte e inventário de suas estações. Natal: Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007.

Novo López, P. A. Luces y sombras de una red ferrroviaria en el Paí­s Vasco. In: Muñoz Rubio, M. Historia de los ferrocarriles de ví­a estrecha en España. Madrid: 2005.

Rodrí­guez Martí­n, N. La capital de un sueño. Madrid en el primer tercio del siglo XX. Madrid: Centro de Estudios Polí­ticos y Constituciones, 2015.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

História da Cidade e do Urbanismo