AS DUAS ATLÂNTIDAS E A CONSTITUIÇÃO DOS BALNEÁRIOS NO LITORAL GAÚCHO

Autores

  • Ana Luiza Valle Oliveira SMC Porto Alegre IPHAN/RS

Palavras-chave:

balneários, urbanização do litoral, arquitetura moderna, litoral gaúcho, Atlântida.

Resumo

O processo de urbanização do litoral do Rio Grande do Sul se intensificou a partir da implantação de loteamentos privados que visavam atender a procura da população sazonal. As operações que caracterizaram este processo de constituição dos balneários marítimos como local de veraneio vão se concentrar num bem sucedido empreendimento de balneário ex-nihilo, a Atlântida realizada em 1952. Foi precedido em treze anos por um anteprojeto de cidade balneária com o mesmo nome, para a mesma região do litoral e tendo como autor o mesmo profissional, o engenheiro Luiz Arthur Ubatuba de Faria. A história peculiar das duas Atlântidas, a perdida de 1939 e a realizada de 1952, é recuperada neste artigo com o objetivo de contribuir para o conhecimento e a compreensão do processo de urbanização nos locais de veraneio do litoral norte gaúcho e sua relação com a produção arquitetônica no período.

Biografia do Autor

Ana Luiza Valle Oliveira, SMC Porto Alegre IPHAN/RS

Arquiteta | Mestre em Arquitetura pelo PROPAR | UFRGS.

Funcionária do quadro da Equipe do Patrimônio Histórico Da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.

Em atividade no Instituto do Patrimônio Histórico Nacional | IPHAN | RS desde 2009.

Referências

Abreu Filho, S. B. de (2006). Porto Alegre como cidade ideal. Planos e Projetos urbanos para Porto Alegre. Porto Alegre: Tese de Doutorado em Arquitetura, PROPAR/UFRGS,.

Bertoluci, N. C. (2012). Atlântida 60 anos. Porto Alegre: [s.n.].

Comas, C. E. D. (2002). Precisões Brasileiras. Sobre um passado da arquitetura e urbanismo modernos a partir dos projetos e obras de Lucio Costa, Oscar Niemeyer, MMM Roberto, Affonso Reidy, Jorge Moreira & cia, 1936-45. 2002. Paris: Tese de Doutorado em Arquitetura, Universidade de Paris VIII.

Cunha, N., Campodonico, R., Maronna, M., Duffau N., Buere G. (2012). Visite Uruguay: del balneario ao paí­s turí­stico -1930-1955. Montevidéu: Ediciones de la Banda Oriental,

Leme, M. C. da S. (2005). (Org.). Urbanismo no Brasil 1895-1965. 2. ed. Salvador: EDUFBA.

Panerai, P, Castex J. & Depaule J. (2013). Formas urbanas: a dissolução da quadra. (A. Salvaterra, Trad). Porto Alegre: Bookman.

Rovatti, J. F. (2001). La modernite est ailleurs: « ordre et progres » dans l'urbanisme d'Edvaldo Pereira Paiva (1911-1981). Vincennes–Saint-Denis: Tese de Doutorado em Urbanismo, Universidade de Paris VIII.

Ubatuba de Faria, L. A.; Moacyr, G. P. (1939). Atlântida, cidade balnear: anteprojeto de um novo balneário entre Capão da Canoa e Tramandaí­. In: Boletim da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n.º 30, outubro.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Arquitetura, Urbanismo e Paisagem urbana