Caminhabilidade e Cidade para pessoas: Proposta de projeto urbano - Rua Taguá, SP
Palavras-chave:
Sistema de Espaços Livres, Urbanismo, Active Desing, Caminhabilidade, Desenho Urbano.Resumo
Este projeto tem como objetivo identificar os usos e eventuais conflitos oriundos dos comportamentos e demais formas de apropriação dos espaços públicos que ocorrem entre os diversos atores sociais que compartilham os mesmos espaços, a saber: moradores, alunos de diversas instituições educacionais, fiéis de templos e igrejas locais bem como consumidores dos diversos estabelecimentos comerciais existentes no local. O local selecionado localiza-se na Rua Taguá, entre as ruas São Joaquim e Fagundes, na cidade de São Paulo, Brasil. A identificação dos usos e sua espacialização no local selecionado, apresentará as sobreposições que ocorrem nos usos, suas frequências e tipos de usuários apontando para as diretrizes de projeto urbano em caráter local, por meio de adoção de propostas pontuais que foram assumidas como mecanismo para evitar conflitos entre os diversos atores sociais. A pesquisa foi desenvolvida durante o 2º semestre de 2016 e dirigida ao desenvolvimento dos diagnósticos que serviram de base para as propostas projetuais do Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo do FIAM-FAAM Centro Universitário. As pesquisas estão inseridas no projeto de pesquisa Sistemas de Espaços Livres (Mestrado Profissional projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano). Como partido propositivo, os alunos utilizaram os conceitos de Observação Urbana de Jan Gehl e Active Design Guidelines para o desenvolvimento de cidades para pessoas e ao nível do olhar. Os instrumentos de pesquisa e as formas de aplicação, foram resultado do acordo de cooperação técnica realizado com a organização social Cidade Ativa.
Referências
GEHL, J. (2013). Cidade para Pessoas. São Paulo: Perspectiva.
Karssengerg, H; Laven, J.; Glaser, M.;(2015). A Cidade ao nível dos Olhos. Porto Alegre: EdiPUCRS.
Cidade Ativa (2016) Formação Cidade Ativa no escritório modelo da FIAM-FAAM. Recuperado em 2 fevereiro, 2016, de:
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano - Prefeitura do Município de São Paulo (2016) Zoneamento ilustrado: texto da lei ilustrado. Recuperado em 03 fevereiro, 2017, em:
http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/"¦/prefeitura-lanc"¦/
Prefeitura do Município de São Paulo: gestão urbana SP (2016). Rede de Espaços Públicos: guia de boas práticas para os espaços públicos da cidade de São Paulo. Acesso em 04 janeiro de 2017, disponível em:
Metropolitano de São Paulo. (2007). Pesquisa Origem e Destino 2007. Metropolitano de São Paulo. São Paulo: Metropolitano SP. Acesso em 31 de março de 2017, disponível em:
http://www.metro.sp.gov.br/metro/numeros-pesquisa/pesquisa-origem-destino-2007.aspx
NYC - New York City (2016). Active Design. Shaping the Sidewalk Experience. Recuperado em 20 junho, 2016, de:
http://media.wix.com/ugd/7c3bc5_42f0312d5ae748b0b8413194e042852d.pdf
NYC - New York City (2016). Department of Transportation – Sustainable Streets: 2013 and Beyond. Recuperado em 18 junho, 2016, de:
http://www.nyc.gov/html/dot/html/about/stratplan.shtml
PMSP - Prefeitura do Município de São Paulo (2016). Gestão Urbana SP: Rede de Espaços Públicos. Recuperado em 18 junho, 2016, de:
http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/rede-de-espacos-publicos/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista InSitu o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/about/submissions#copyrightNotice.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na revista InSitu.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).