Caracterização arquitetônica de edifícios residenciais no centro da cidade de São Paulo

Autores

  • Gustavo Francisco Diegues FIAM-FAAM Centro Universitário
  • Monica dos Santos Dolce Uzum FIAM-FAAM Centro Universitário

Palavras-chave:

Edifí­cio residencial, caracterização arquitetônica, São Paulo, requalificação, áreas centrais.

Resumo

A cidade de São Paulo tem um considerável déficit habitacional, enquanto existem em sua área central edifícios subutilizados, desocupados ou irregularmente ocupados que poderiam diminuir a demanda nesta de moradias. Grande parte dos edifícios residenciais construídos na área central, foram erguidos entre 1930 e 1964, portanto a pesquisa levantou as características de parte destas construções com o intuito que sirvam de subsídio para projetos que visem a sua requalificação para moradia. Com o mapeamento, levantamento dos projetos e análise do material, foi possível verificar a existência de qualidades que devem ser mantidas no caso de requalificação deste estoque.

Biografia do Autor

Gustavo Francisco Diegues, FIAM-FAAM Centro Universitário

Aluno do curso de arquitetura e urbanismo do FIAM-FAAM Centro Universitário.

Monica dos Santos Dolce Uzum, FIAM-FAAM Centro Universitário

Arquiteta e Urbanista. Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do FIAM-FAAM Centro Universitário.

Referências

UZUM, Monica dos Santos Dolce. As Normativas Brasileiras de Desempenho Ergonômico, Térmico e Lumí­nico e suas Diretrizes para Habitação Econômica. 2016. 26 f. Trabalho Completo (parte integrante do Memorial de Qualificação do Doutorado) - Departamento de Tecnologia da Arquitetura, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Acesso restrito até Março de 2018.

Prefeitura de São Paulo. Mapa Digital da Cidade de São Paulo [GeoSampa]. Recuperado em 9 abril, 2016, em http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx.

SAMPAIO, Maria Ruth Amaral de (Org.). (2002). A Promoção Privada de Habitação Econômica e a Arquitetura 1930-1964. São Carlos: RiMa Editora.

NBR 15220-3:2005: Desempenho térmico de edificações. Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro: 2005.

São Paulo (Municí­pio). (1929). Lei nº 3.427 de 19 de novembro de 1929. Dispõe sobre a criação do Código de Obras Arthur Saboya. São Paulo.

GONÇALVES, F. M., CALLEJAS, A. G. H. (org.), TANAKA, R. M. H. (org.) (2009). Estudo para implantação de unidades habitacionais no Centro de São Paulo. Planejamento Urbano e Paisagismo. São Paulo.

Secretaria Municipal da Habitação (2016). Plano Municipal de Habitação de São Paulo. Recuperado em 14 março, 2017 de http://www.habitasampa.inf.br/files/CadernoPMH.pdf.

São Paulo (Municí­pio). (1992). Lei nº 11.228, de 04 de junho de 1992. Dispõe sobre as regras gerais e especí­ficas a serem obedecidas no projeto, licenciamento, execução, manutenção e utilização de obras e edificações, dentro dos limites dos imóveis; revoga a Lei nº 8.266, de 20 de junho de 1975, com as alterações adotadas por leis posteriores, e dá outras providências. São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-06-12

Edição

Seção

Arquitetura, Urbanismo e Paisagem urbana