A UNIDADE FRAGMENTADA AO LONGO DA ANTIGA SP RAILWAY SANTOS - JUNDIAÍ: O CASO DA VILA CARIOCA E DO BAIRRO FUNDAÇÃO EM SÃO CAETANO DO SUL

Luiz Henrique Nascimento da Silva, Sergio Luis Abrahão

Resumo


A linha Férrea SP Railway contribuiu de forma decisiva para estruturar o desenvolvimento inicial da industrialização na cidade de São Paulo e, desta forma, a transformação da então Vila de São Paulo na atual Metrópole, bem como foi a responsável pela expansão dos subúrbios, como São Caetano do Sul, que segundo o sociólogo José Souza Martins (2004) funcionaram como “estufas sociais” do novo processo de relação trabalhista apoiados pela mão de obra imigrante, em sua maioria italiana, constituindo morfologias urbanas únicas e característica da proximidade com a linha férrea. O presente artigo é resultado dos trabalhos desenvolvidos no programa de Iniciação Cientifica/ano 2016 do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FIAM FAAM Centro Universitário e pretende entender o processo de ocupação e de transformação ao longo linha Férrea SP Railway, em especial, em seu trecho constituído pela Vila Carioca e pelo Bairro Fundação, localizados, respectivamente, nos Municípios de São Paulo e de São Caetano do Sul, bem como pretende identificar as principais ações previstas e/ou implementadas com vista à sua transformação.

Palavras-chave


São Paulo Railway; estruturação socioespacial; projetos urbanos.

Texto completo:

PDF

Referências


LANGENBUCH, Juergen Richard. (1971). A estruturação da Grande São Paulo – Estudo de Geografia Urbana. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia. Departamento de documentação e Divulgação geográfica e Cartográfica.

MARTINS, José de Souza. (2004). A ferrovia e a modernidade em São Paulo: a gestação do ser dividido. Revista USP, São Paulo, nº 63, 2004, pp. 6-15.

MARTINS, José de Souza. A formação do espaço regional do Tijucuçu e de São Caetano. Revista Raízes, S. Caetano do Sul, nº0 5, pp.4-16.

MARTINS, Jose de Souza. (1989). A Visita do Imperador D. Pedro II ao Núcleo Colonial de São Caetano, em 1878. Revista Raízes, S. Caetano do Sul, nº 02, pp.4-10.

MARTINS, José de Souza. (1992). Subúrbio: vida cotidiana e história no subúrbio da cidade de São Paulo: São Caetano, do fim do Império ao fim da República Velha. São Paulo: Editora Hucitec.

MEDICI, Ademir. (1993). Migração e urbanização: a presença de São Caetano na Região do ABC. São Paulo: Editora Hucitec.

MORSE, Richard. (19700. Formação Histórica de São Paulo. São Paulo: Difusão Européia do livro.

PERRONE, Maria Lúcia P.; EMÍDIO, Teresa. (2009). Desenhando São Paulo: Mapa e Literatura – 1877 a 1954. São Paulo: Senac.

PEREIRA. Verônica Sales. (2007). Memória industrial e transformações urbanas na virada do século XXI: os casos do Brás, Mooca, Belenzinho e Pari. São Paulo. InterfacEHS.

RIBEIRO,Júlio. (2002). A Carne. São Paulo: Rideel.

ROLNIK, Raquel. (2000). São Paulo. 3ªed. São Paulo: Publifolha.

SAKATA, Margarida Nobue. (2006). Projeto Eixo Tamanduatehy: uma nova forma de intervenção urbana em Santo André. Dissertação (Mestrado). São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

TAVARES, Jeferson Cristiano. (2015). Polos urbanos e eixos rodoviários no Estado de São Paulo. 2015. Tese (Doutorado em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo) – São Carlos: Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

TEIXEIRA, Aparecida Netto. A produção do espaço público no projeto urbano Eixo Tamanduatehy (Santo André, SP). São Paulo, ano 11, n. 122.04, Vitruvius, jul. 2010 Arquitextos

VALENTIM, Luís Sérgio Ozório. (2005). Requalificação urbana em áreas de risco à saúde devido a contaminação do solo por substâncias perigosas: um estudo de caso na cidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FAUUSP. São Paulo. 2005 São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

InSitu – ISSN 2446-9696

Indexadores: Sumários.org | Diadorim | Latindex | REDIB | CiteFactor | ERIH PLUS

Licença Creative Commons