PRODUZINDO LOCALIZAÇÕES E FRAGMENTANDO A CIDADE: SHOPPING CENTERS EM ESPAÇOS NÃO METROPOLITANOS

Autores

  • Eda Maria Góes Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

Palavras-chave:

Shopping Center, Fragmentação Socioespacial, Cidades Médias, Londrina (PR), Ribeirão Preto (SP).

Resumo

As relações entre espaço e tempo são estruturantes da comparação proposta entre o Boulevard Londrina Shopping e o Shopping Iguatemi Ribeirão, cuja escolha se deveu a semelhanças evidentes, como a inauguração em 2013 e o direcionamento para consumidores de segmentos de classe média e elite, mas também às diferentes localizações, pericentral e periférica, respectivamente, reveladoras da capacidade do shopping center de instalar-se em qualquer lugar e de criar localizações. Assim, com base em características contraditórias, como homogeneidade e heterogeneidade, conexão e desconexão, liberdade e controle, os shopping centers vêm ampliando sua capacidade de estimular o processo de fragmentação socioespacial em cidades médias. Para criar localizações, empregam novas estratégias que só são possíveis em função da atração de grandes investidores, como o grupo Sonae Sierra e a rede Iguatemi, interessados no lançamento de grandes complexos que vão além dos shopping centers, mas estruturam-se a partir deles.

Biografia do Autor

Eda Maria Góes, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

Professora do Departamento de Geografia e dos Cursos de Pós - Graduação em Geografia e de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual Paulista (UNESP), membro do GAsPERR (Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais).

Referências

Alonso, L. E. (2006). La era del consumo. Madrid: Siglo XXI.

Alonso, L. E. e Rodriguez, C. J. F. (2013). Los discursos del presente. Madrid: Siglo XXI.

Amorim, W. (2011). A produção social do espaço urbano em Londrina-PR: a valorização imobiliária e a reestruturação urbana, Dissertação (Mestrado em Geografia). Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Baudrillard, J. (1989). A sociedade de consumo. Lisboa: Ed. 70 [1970].

Caldeira, T. P. do R (2000). Cidade de muros. Ed.34 - Edusp. São Paulo.

Debord, G. (1996). A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto [1967].

Garrefa, F. (2011). Shopping centers: de centro de abastecimento a produto de consumo. Senac. São Paulo.

Padilha, V. (2006). Shopping center: a catedral das mercadorias. Boitempo. São Paulo.

Pintaudi, S. M. (1989). O templo da mercadoria. Editora da UNESP. São Paulo.

Rifkin, J. (2000). La era del acceso. La revolución de la nueva economí­a. Paidós. Barcelona.

Sarlo, B. (2009). La ciudad vista. Siglo Veintiuno. Buenos Aires.

Sposito, M. E. B. (2007). Cidades médias: espaços em transição. São Paulo: Expressão Popular.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Edição

Seção

Geografia