A EXPERIÊNCIA DA PEDAGOGIA DA VIAGEM NA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAY

Autores

  • Luana Pavan Detoni Universidade Federal de Pelotas
  • Lorena Maia Resende
  • Lorena Maia Resende
  • Rafaela Barros de Pinho
  • Rafaela Barros de Pinho
  • Eduardo Rocha
  • Eduardo Rocha

Palavras-chave:

Fronteira, Pedagogia da viagem, Experiência.

Resumo

No dia quatorze de março de dois mil e dezesseis, vinte e dois pesquisadores de diversas áreas do conhecimento percorreram, durante seis dias, a Fronteira Brasil-Uruguay como estrangeiros e errantes, em uma (i)lógica contínua. A partir da pedagogia da viagem, uma espécie de coexistência entre o pensar e o escrever, foi possível experimentar, descobrir e viver essa Fronteira, como um território do entre, da fresta, inventando novas relações, a fim de emergir relações ditas menores, desterritorializantes, e provocar novos encontros e acontecimentos. O processo da viagem perpassa três grandes etapas: a expectativa – que se refere aos antecedentes e preparativos da viagem; a experiência – etapa do acontecimento da viagem; e por fim o retorno –a reflexão que demarca novos inícios. Cada viajante possuía sua (i)metodologia de pesquisa para experienciar temas diversos, múltiplos e atravessados. A experiência passa, acontece e toca. Esse movimento pelas fronteiras deixou marcas nos territórios e nos viajantes-nômades-pesquisadores.

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Publicado

2017-12-29

Edição

Seção

Arquitetura, Urbanismo e Paisagem urbana