CONTRIBUIÇÃO AO APRIMORAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETO TÉCNICO SOCIAL EM OBRAS DE MOBILIDADE URBANA

Autores

  • Roseane Palavizini Ethos-Humanus Consultorias
  • Vania Helena Dalpizzol Ethos-Humanus Consultorias

Palavras-chave:

Projeto Técnico Social. Planejamento Participativo. Educação para Sustentabilidade. Desenvolvimento Urbano e Mobilidade Urbana.

Resumo

Este artigo é uma reflexão crítica sobre a implantação de Projeto Técnico Social (PTS) em Obra de Mobilidade Urbana, executada na cidade de Salvador - BA, no período de 2014 a 2016. O presente trabalho apresenta as metodologias desenvolvidas e implementadas, as quais possibilitaram a realização de uma análise sobre o processo de execução do PTS, incluindo a consolidação dos eixos: 1) mobilização; comunicação social; 2) participação social e fortalecimento sócio organizativo; 3) educação ambiental, cidadã e urbana; 4) capacitação para o desenvolvimento socioeconômico; e 5) desapropriação, remoção e reassentamento. O artigo conclui com a reflexão sobre as potencialidades e limitações do PTS em obras de mobilidade urbana, observando seu desempenho e efetividade, identificando os desafios enfrentados e apontando possíveis caminhos que possam contribuir para o aprimoramento da implantação de projetos urbanos, com maior efetividade e menor impacto social e ambiental.

Biografia do Autor

Roseane Palavizini, Ethos-Humanus Consultorias

Arquiteta Urbanista; Doutora em Engenharia Ambiental – Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC Florianópolis, SC, Brasil; Mestre em Urbanismo – Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, BA, Brasil; Especialista em: Planejamento e Gestão Ambiental – Universidade Católica do Salvador, UCSal, Salvador, BA, Brasil; Planejamento Regional, Municipal e Gestão Urbana - Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, BA, Brasil; e Terapia Junguiana – Universidade Hélio Rocha e Clínica Psiquê, Salvador, BA, Brasil.

Vania Helena Dalpizzol, Ethos-Humanus Consultorias

Especialista em Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Licenciada em Filosofia - Faculdade Batista Brasileira, FBB, Salvador, BA, Brasil.

Referências

Constituição Federal – Art. 182 e 183 – Capí­tulo II da Polí­tica Urbana;

Instrução Normativa nº 8 de 26 de março de 2009 – regulamenta o trabalho social executado em intervenções de provisão habitacional e de urbanização de assentamentos precários das ações e programas geridos pelo Ministério das Cidades.

Lei nº 12.424 de 16 de junho de 2011 que altera a Lei nº 11.977 de 7 de junho de 2009, que dispõe sobre o Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV e a regularização fundiária de assentamento localizados em áreas urbanas.

Lei nº 12.587, de 03 de janeiro de 2012 que institui a Polí­tica Nacional de Mobilidade Urbana.

Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 – Código Civil Brasileiro / Direito de Propriedade.

Lei nº 10.257 de 12 de fevereiro de 2001 – Estatuto da Cidade.

Lei nº 4.591 de 16 de dezembro de 1964 – Dispõe sobre o condomí­nio em edificações e as incorporações.

Norma AA 1.000 SES, que define parâmetros para o envolvimento de qualidade, de atores sociais em processos de participação e comunicação social.

Portaria nº 317, de 18 de Julho de 2013 - dispõe sobre medidas e procedimentos a serem adotadas nos casos de deslocamento involuntários de famí­lias de seu local de moradia ou de exercí­cios de suas atividades econômicas, provocadas pela execução de programas e ações, sob gestão do Ministério das Cidades, inseridos no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.

HABERMAS, Jüugen. Teoria de La Accion Comunicativa. 2 Tomos. Madrid: Tourus, 1987.

INSTITUTO AUTOPOIÉSIS BRASILIS. Tecnologias Sociais: Caderno de Formação e Capacitação da Sociedade Civil para a Gestão Social da ígua. Salvador, 2007.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. Autopoiésis and Cognition. Dordrecht, Ho: D. Reidel, 1980.

MORIN, Edgar. La methode V - L humanite de L humanite. Lisboa: Seuil, 2001.

______Os sete saberes necessários í educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora da Silva e Jeane Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasí­lia: UNESCO, 2001.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.

PALAVIZINI, Roseane. Gestão Transdisciplinar do Ambiente: Uma Perspectiva aos Processos de Planejamento e Gestão Social no Brasil. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental – UFSC, Florianópolis, 2006.

PALAVIZINI, Roseane. Artigo: A Educação Ambiental na Integração de Polí­ticas Públicas para a Construção da Governança da ígua e do Território. Livro: Polí­tica de íguas e Educação Ambiental: Processos Dialógicos e Formativos em Planejamento e Gestão de Recursos Hí­dricos. Ministério do Meio Ambiente – Secretaria de Recursos Hí­dricos e Meio Ambiente Urbano – Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Brasí­lia, 2013.

Revista Brasileira de Ciências Ambientais – Número 26 – Dezembro de 2012 – ISSN Impresso 1808-4524/ ISSN Eletrônico 2176-9478.

PALAVIZINI, Roseane. Planejamento e Gestão Transdisciplinar do Ambiente e do Território: Uma Perspectiva aos Processos de Planejamento e Gestão Social no Brasil. Disponí­vel: http://www.rbciamb.com.br/images/online/Materia_6_artigos336.pdf

SANTOS, M. A natureza do espaço – Técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

SILVA, Daniel J. Uma abordagem cognitiva ao planejamento estratégico do desenvolvimento sustentável. Florianópolis, 1998.240.f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

WIEL, Pierre. A Arte de Viver em Paz: UNESCO, 1990.

Downloads

Publicado

2019-12-12

Edição

Seção

Planejamento Urbano e Regional