CONTRADIÇÕES DOS CENTROS URBANOS: a coexistência da dinâmica imobiliária e da presença de áreas vazias no Centro de Curitiba

Autores

Palavras-chave:

paisagem urbana, degradação de áreas centrais, deterioração fí­sica, imóveis vazios, perfil do mercado imobiliário.

Resumo

O crescimento das cidades e a consequente ocupação de novas regiões podem originar esvaziamento e degradação de áreas centrais. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é identificar a realidade desse processo, com indicativos de deterioração física, considerando especificamente a sua relação com aspectos da dinâmica urbana. Dessa forma, a partir de estudo de caso em Curitiba, foram adotados procedimentos metodológicos de avaliação do perfil do setor imobiliário e das condições paisagísticas locais. O cruzamento dessas informações, levantadas conforme a sua disponibilidade de 2007 a 2018, deriva em interpretações que sintetizam o decurso vivenciado pelo bairro. Os resultados demonstram a coexistência de atratividade com a presença de edifícios vazios e deteriorados. Portanto, pode-se afirmar que essa região central experimenta uma readequação sociofuncional, a qual, por sua vez, deve ser apropriadamente considerada no âmbito da gestão de cidades.

Biografia do Autor

Letícia Nerone Gadens, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Laboratório de Habitação e Urbanismo - LAHURB

Letícia Peret Antunes Hardt, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana - PPGTU 

Referências

ACP – Associação Comercial do Paraná. (2018). Centro Vivo. Recuperado em 15 maio, 2018, de http://www.acpr.com.br/site/rodape/centro-vivo/.

ADEMI-PR – Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário no Estado do Paraná, & SINDUSCON-PR – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Paraná. (2017). Perfil imobiliário de Curitiba: guia para entender os movimentos do mercado imobiliário. Curitiba: edição institucional.

Campos, Candido Malta, & Pereira, José Eduardo Borba. (2007). Da segregação í diversidade: moradia e requalificação urbana na área central de São Paulo. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ANPUR, XII, Belém, Pará, Brasil,1-21.

Campos Filho, Candido Malta. (2003). Reinvente seu bairro: caminhos para você participar do planejamento de sua cidade. São Paulo: 34.

Diogo, Erica. (2001). Habitação social nas áreas centrais. Recuperado em 15 maio, 2018, de http://www.polis.org.br/publicacoes/dicas/281957.html.IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica. (2000, 2010). Censos demográficos. 2000-2010. Recuperado em 15 maio, 2018, de http://www.sidra.ibge.gov.br.Gil, Antonio Carlos. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas.

INPESPAR – Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial. (2014). Análise da oferta de imóveis usados í venda em Curitiba. Curitiba: edição institucional.

INPESPAR – Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial. (2018). Análise da oferta de imóveis usados í venda em Curitiba. Curitiba: edição institucional.IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. (1985). Plano Municipal de Desenvolvimento Urbano – PMDU. Curitiba: edição institucional.

IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. (2004). Programa de Reabilitação de íreas Urbanas Centrais: levantamento de imóveis passí­veis de reabilitação para ocupação residencial. Curitiba: edição institucional.IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. (2018). Curitiba em dados. Recuperado em 15 maio, 2018, de http://curitibaemdados.ippuc.org.br/Curitiba_em_dados_Pesquisa. htm.

Padilha, Flávia Tosta, Hardt, Letí­cia Peret Antunes, & Hardt, Carlos. (2008). "Novos" e "velhos" centros urbanos: reflexões sobre Curitiba, Paraná. Anais do Encontro da Associação Nacional e Pesquisa e Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade – ANPPAS, IV, Brasí­lia, DF, Brasil, 1-11. 1 CD-Rom.

Rufino, Maria Beatriz Cruz. (2007). Regeneração urbana e estratégias residenciais: caso da área central de Fortaleza. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ENANPUR, XII, Belém, Pará, Brasil, 1-21.

Silva, Edna Lúcia da, & Menezes, Estela Muszkat. (2005). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4.ed. Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Tarnowski, Camila Martinez Lima. (2007). Percepção da paisagem: estudo sobre vazios urbanos no centro de Curitiba, Paraná. Dissertação de Mestrado, Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Vargas, Heliana Comin, & Castilho, Ana Luisa Howard de (2006). Intervenções em centros urbanos: objetivos, estratégias e resultados. Barueri: Manole.

Villaça, Flávio. (2001). Espaço intra-urbano no Brasil. 2.ed. São Paulo: Studio Nobel; Fundação de Amparo í Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP; Lincoln Institute.

Yin, Robert. (2013). Case study research: design and methods. 5thed. London: Sage.

Downloads

Publicado

2019-12-12

Edição

Seção

Planejamento Urbano e Regional