A ocupação do tempo e do espaço na poética urbana de Francis Alÿs

Autores

  • Germana Konrath PROPUR/UFRGS
  • Paulo Edison Belo Reyes PROPUR/UFRGS

Palavras-chave:

Francis Alÿs, espaço público, arte contemporânea, polí­tica.

Resumo

Este artigo trata do potencial de transformação que trabalhos desenvolvidos pelo artista belga-mexicano, Francis Alÿs, apresentam em relação í  nossa forma de pensar e de ocupar a cidade, tanto espacial quanto temporalmente. Muitas de suas ações têm o espaço público como território de atuação, questionando seus limites físicos e conceituais. Partimos de quatro delas, realizadas na América Latina, entre 1994 e 2006, para discutir a "burocratização do amanhã" que toma lugar na urbe contemporânea. O artigo fundamenta-se na noção de "direto í  cidade" desenvolvida por Lefebvre, que é atualizada através de autores contemporâneos a Alÿs: Rancière, Deleuze e Guattari. A intenção é identificar plataformas de pensamento crítico que proponham novos modos de pensabilidade e articulação de nossa vida urbana, fugindo í  linearidade e ao pragmatismo dos discursos dominantes.

Biografia do Autor

Germana Konrath, PROPUR/UFRGS

Germana Konrath é doutoranda e mestra pelo PROPUR/UFRGS, onde pesquisa o tempo na prática de projetos urbanos e investiga as contribuições da arte contemporânea para o espaço público. Arquiteta e urbanista, graduada pela FAU-UFRGS, sua atuação ocorre na intersecção entre arte e cidade. Foi gestora cultural da Fundação Iberê Camargo e trabalhou em 6 edições consecutivas da Bienal do Mercosul, destacando-se as coordenações de museografia e de produção executiva.

Paulo Edison Belo Reyes, PROPUR/UFRGS

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UniRitter, Especialização em Design Estratégico pela Unisinos, Mestrado em Planejamento Urbano pela UnB e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos e pela Universidade Autonoma de Barcelona em um doutorado sanduiche. Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Arquitetura da UFRGS no departamento de Urbanismo. É professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional PROPUR/UFRGS. 

Referências

Alÿs, F. (2007). Sometimes doing something poetic can become political and sometimes doing something political can become poetic. Nova Iorque: David Zwirner.

Alÿs, F. (2007) Contemporary Artists. Londres: Phaidon.

Alÿs, F. & Medina, C. (2006). Diez cuadras alrededor del estudio / Walking Distance From the Studio. Cidade do México: Antiguo Colegio de San Ildefonso.

Certeau, M. (1994). A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes.

Deleuze, G. & Guattari, F. (1997). Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34.

Durini, L. (1997). The Felt Hat a Life Told. Milão: Charta.

Ferguson, R., Fisher, J., Medina, C. (2007). Francis Alÿs. Londres: Phaidon.

Harvey, D. (2004) Espaços de Esperança. São Paulo: Loyola.

Lefebvre, H. (2001). O direito í cidade. São Paulo: Centauro.

Lipovetsky, G. & Serroy, J. (2015). A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras.

Melville, H. (2005). Bartleby, o escrivão. São Paulo: Cosac Naify.

Rancière, J. (2009). A partilha do sensí­vel: estética e polí­tica. São Paulo: Editora 34.

Downloads

Publicado

2019-12-12

Edição

Seção

Arquitetura, Urbanismo e Paisagem urbana