Paralelos Possíveis: Paranapiacaba e Ilha Solteira sob a perspectiva dos princípios do Urbanismo Moderno
Resumo
A análise da morfologia urbana das Vilas Ferroviária de Paranapiacaba e Operária de Ilha Solteira segundo os conceitos do urbanismo funcional difundido por Le Corbusier constitui o foco deste artigo, que objetiva mostrar as características comuns de dois planejamentos distintos temporalmente, mas com elementos estruturantes de organização semelhantes. Embasado nos fundamentos da Carta de Atenas para o Urbanismo Moderno, que se apoiavam nas quatro funções básicas: habitar, trabalhar, recrear-se e circular, sendo a habitação considerada o ponto de articulação de todas as medidas e o zoneamento das cidades como ordenador o território urbano. Identificouse, que seus planejamentos detiveram preocupações claras em relação ao seu território, estabelecendo etapas temporais de desenvolvimento, com estudos de recursos naturais e sítio anteriores a implantação, bem como definição de etapas para sua execução, assemelhando-se as recomendações da Carta de Atenas. Palavras-chave: Ilha Solteira; Le Corbusier; Morfologia Urbana; Paranapiacaba; Urbanismo Moderno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista InSitu o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/about/submissions#copyrightNotice.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na revista InSitu.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).