Patrimônio, cidade contemporânea, cidade de Pelotas: Toda ação é uma intervenção
Palavras-chave:
patrimônio em Pelotas, intervenção, exceção e modeloResumo
Ainda que seja bastante usual pensar o objeto de preservação como monumento, há muito já se reconhece que é também sobre o conjunto da "arquitetura de tecido" que se formam os valores culturais. Somado a isso, a ideia atual de "continuação" de certas características da cidade existente, em oposição í anterior visão modernista de "contraposição", conduz a estratégias de valorização patrimonial estendidas a toda a cidade. A nova legislação urbana de Pelotas estabelece dois conceitos em relação í preservação patrimonial: 1. Algumas porções da cidade devem ser preservadas como exceção; 2. "o restante da cidade" deve servir como modelo, mantendo dada conformação urbana ou certo caráter dos "ambientes". Esses dois olhares, com interfaces em muitos pontos, incorporam diferentes aspectos do conceito geral de preservação: "patrimônio como exceção" e "patrimônio como modelo". Uma reflexão sobre o equacionamento destes temas na cidade de Pelotas, é o que este trabalho pretende introduzir.
ÂDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista InSitu o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/about/submissions#copyrightNotice.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na revista InSitu.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).