HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936)
Palavras-chave:
Transporte urbano, linhas de bonde, ferrovías, metrô, crescimento urbano.Resumo
As redes de transporte público e privado são fatores decisivos na extensão e crescimento das cidades modernas e igualmente influem em sua morfologia e no desenvolvimento urbano. Este texto, que tem por objetivo apresentar um trabalho conjunto de investigação, adotando uma perspectiva histórica, estuda a implantação, desenvolvimento e consolidação dos transportes urbanos nas cidades de Bilbao, Madri (Espanha) e Natal (Brasil), entre meados do século XIX e primeiro terço do XX. Analisamos, em primeiro lugar, as características e especificidades de cada uma das três cidades, vinculadas às suas distintas funções políticas e econômico-administrativas, assim como sua morfologia própria. Posteriormente, abordamos as diferenças de escala, de tempo e de ritmo em que se desenvolvem. Finalmente, oferecemos alguns dos elementos que servirão de reflexão comparada a futuros estudos. Interessa-nos também o fator barreira proporcionado pelas ferrovias a partir dos anos 1930, convertendo-as em elementos de fronteira í expansão urbana.
Referências
Beascoechea Gangoiti, J. Mª y Otero Carvajal, L. E. (Eds.) Las nuevas clases medias urbanas. Transformación y cambio social en España, 1900-1936. Madrid: Los libros de la Catarata, 2015.
Carballo, B.; Pallol, R. y Vicente, F. El Ensanche de Madrid. Historia de una capital. Madrid: Editorial Complutense, 2008.
Ferreira, A.L.A., Dantas, G. A. F. (Org.). Surge et Ambula: a construção de uma cidade moderna. Natal (1890-1940). Natal: EDUFRN, 2006.
González Portilla, M. La formación de la sociedad capitalista em el País Vasco (1876-1913). San Sebastián: Haranburu Editor, 1981.
González Portilla, M. (Ed.) Los orígenes de una metrópoli industrial: la Ría de Bilbao. Bilbao: Fundación BBVA, 2001, 2 vol.
González Yanci, Mª P. El transporte configurador del desarrollo metropolitano de Madrid. Del inicio del ferrocarril al metro ligero, siglo y medio de historia. AIEM,Tomo XLVI (2006), pp. 597-640.
González Yanci, Mª P. Los accesos ferroviarios a Madrid. Su impacto en la geografía urbana. Madrid: IEM, 1977.
MEDEIROS, G. L. P. As cidades e os trilhos: Resgate histórico da implantação das ferrovias no Rio Grande do Norte e inventário de suas estações. Natal: Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007.
Novo López, P. A. Luces y sombras de una red ferrroviaria en el País Vasco. In: Muñoz Rubio, M. Historia de los ferrocarriles de vía estrecha en España. Madrid: 2005.
Rodríguez Martín, N. La capital de un sueño. Madrid en el primer tercio del siglo XX. Madrid: Centro de Estudios Políticos y Constituciones, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista InSitu o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/about/submissions#copyrightNotice.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na revista InSitu.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).