AS PRAÇAS COMO SÍMBOLOS DA MODERNIDADE E OS PROJETOS DE ROSALVO RIBEIRO DURANTE A ERA MALTINA (1900-1912) EM MACEIÓ - AL

Autores

  • Tharcila Maria Soares Leão Universidade Federal de Alagoas
  • Josemary Omena Passos Ferrare Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

modernização urbana, praças, Rosalvo Ribeiro.

Resumo

A transição entre os séculos XIX e XX foi caracterizada por configurar um período de grandes transformações urbanas nas cidades brasileiras, especialmente após a instauração da República. Entre outras coisas, buscava-se dotar as cidades de um aspecto mais moderno e próspero criando uma imagem de cidade que representasse o novo regime político implantado. Em Maceió esse início do século XX foi marcado por um surto modernizador especialmente durante a gestão da família Malta, quando foi contratado o artista alagoano Rosalvo Ribeiro, recém chegado de Paris, que elaborou projetos de remodelação para as principais praças da cidade. O presente artigo busca demonstrar o papel desses espaços públicos como símbolos da modernidade almejada naquele momento. A partir da análise conjunta de cartões postais, relatórios e demais documentos primários, buscar-se-á fazer emergir a ação do artista Rosalvo Ribeiro na modernização da cidade e, decorrentemente, ampliar o conhecimento acerca de sua obra.

Biografia do Autor

Tharcila Maria Soares Leão, Universidade Federal de Alagoas

Arquiteta e Urbanista, doutoranda pelo Programa de Doutorado em Cidades da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), professora do curso de Design de Interiores do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Josemary Omena Passos Ferrare, Universidade Federal de Alagoas

Arquiteta e Urbanista, professora associada do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Arquitetura, Urbanismo e Paisagem urbana