AS DUAS ATLÂNTIDAS E A CONSTITUIÇÃO DOS BALNEÁRIOS NO LITORAL GAÚCHO
Palavras-chave:
balneários, urbanização do litoral, arquitetura moderna, litoral gaúcho, Atlântida.Resumo
O processo de urbanização do litoral do Rio Grande do Sul se intensificou a partir da implantação de loteamentos privados que visavam atender a procura da população sazonal. As operações que caracterizaram este processo de constituição dos balneários marítimos como local de veraneio vão se concentrar num bem sucedido empreendimento de balneário ex-nihilo, a Atlântida realizada em 1952. Foi precedido em treze anos por um anteprojeto de cidade balneária com o mesmo nome, para a mesma região do litoral e tendo como autor o mesmo profissional, o engenheiro Luiz Arthur Ubatuba de Faria. A história peculiar das duas Atlântidas, a perdida de 1939 e a realizada de 1952, é recuperada neste artigo com o objetivo de contribuir para o conhecimento e a compreensão do processo de urbanização nos locais de veraneio do litoral norte gaúcho e sua relação com a produção arquitetônica no período.
Referências
Abreu Filho, S. B. de (2006). Porto Alegre como cidade ideal. Planos e Projetos urbanos para Porto Alegre. Porto Alegre: Tese de Doutorado em Arquitetura, PROPAR/UFRGS,.
Bertoluci, N. C. (2012). Atlântida 60 anos. Porto Alegre: [s.n.].
Comas, C. E. D. (2002). Precisões Brasileiras. Sobre um passado da arquitetura e urbanismo modernos a partir dos projetos e obras de Lucio Costa, Oscar Niemeyer, MMM Roberto, Affonso Reidy, Jorge Moreira & cia, 1936-45. 2002. Paris: Tese de Doutorado em Arquitetura, Universidade de Paris VIII.
Cunha, N., Campodonico, R., Maronna, M., Duffau N., Buere G. (2012). Visite Uruguay: del balneario ao país turístico -1930-1955. Montevidéu: Ediciones de la Banda Oriental,
Leme, M. C. da S. (2005). (Org.). Urbanismo no Brasil 1895-1965. 2. ed. Salvador: EDUFBA.
Panerai, P, Castex J. & Depaule J. (2013). Formas urbanas: a dissolução da quadra. (A. Salvaterra, Trad). Porto Alegre: Bookman.
Rovatti, J. F. (2001). La modernite est ailleurs: « ordre et progres » dans l'urbanisme d'Edvaldo Pereira Paiva (1911-1981). Vincennes–Saint-Denis: Tese de Doutorado em Urbanismo, Universidade de Paris VIII.
Ubatuba de Faria, L. A.; Moacyr, G. P. (1939). Atlântida, cidade balnear: anteprojeto de um novo balneário entre Capão da Canoa e Tramandaí. In: Boletim da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n.º 30, outubro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista InSitu o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/about/submissions#copyrightNotice.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na revista InSitu.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).