PATRIMÔNIO E ARQUITETURA MUSEOLÓGICA: A IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE
Palavras-chave:
Patrimônio, museu, ferroviário, restauração, preservação.Resumo
Levantar hipóteses para realocar uma edificação importante da cidade de São Paulo como o MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA é o objeto desta pesquisa, que utiliza um quantitativo de entrevistas realizadas bem como acervo bibliográfico para realocá-la a um sítio mais propício í história da cidade que se iniciou nos primórdios do Pateo do Collegio, propondo que em seu lugar seja implantado - com a atual restauração do edifício - um Museu Ferroviário retratando aos Paulistanos a história da trajetória de quilômetros de trilhos construídos até a formação do que até hoje visualizamos.
Referências
AB"™SABER, Aziz. (2004) São Paulo metrópole em trânsito: percursos urbanos e culturais. São Paulo: Editora Senac, 2004.
ELIAS, Maria Beatriz de Campos (org.). (2001). Um século de Luz. São Paulo: Editora Scipione.
HONORA, Maria Margarida Quagliato. (2009). Museu da Língua Portuguesa: a comunicação e a tecnologia a serviço da sociedade. Dissertação de Mestrado em Educação, Administração e Comunicação. São Paulo: Universidade São Marcos.
SOUKEF Jr, Antonio; MAZZOCO, Maria Inês D. (2000). Cem anos Luz. São Paulo: Dialeto Latin American Documentary.
LAVANDER Jr, Moysés; MENDES, Paulo A. (2005). SPR, Memórias de uma Inglesa. São Paulo: Clanel Artes Gráficas Ltda.
CAMARGO, Elaine. (2012) Análise de Projeto do edifício da Estação da Luz em São Paulo. São Paulo: Revista Especialize.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista InSitu o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/about/submissions#copyrightNotice.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na revista InSitu.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).