A UNIDADE FRAGMENTADA AO LONGO DA ANTIGA SP RAILWAY SANTOS - JUNDIAÍ: O CASO DA VILA CARIOCA E DO BAIRRO FUNDAÇÃO EM SÃO CAETANO DO SUL

Autores

  • Luiz Henrique Nascimento da Silva FIAM-FAAM Centro Universitário
  • Sergio Luis Abrahão FIAM-FAAM Centro Universitário

Palavras-chave:

São Paulo Railway, estruturação socioespacial, projetos urbanos.

Resumo

A linha Férrea SP Railway contribuiu de forma decisiva para estruturar o desenvolvimento inicial da industrialização na cidade de São Paulo e, desta forma, a transformação da então Vila de São Paulo na atual Metrópole, bem como foi a responsável pela expansão dos subúrbios, como São Caetano do Sul, que segundo o sociólogo José Souza Martins (2004) funcionaram como "estufas sociais" do novo processo de relação trabalhista apoiados pela mão de obra imigrante, em sua maioria italiana, constituindo morfologias urbanas únicas e característica da proximidade com a linha férrea. O presente artigo é resultado dos trabalhos desenvolvidos no programa de Iniciação Cientifica/ano 2016 do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FIAM FAAM Centro Universitário e pretende entender o processo de ocupação e de transformação ao longo linha Férrea SP Railway, em especial, em seu trecho constituído pela Vila Carioca e pelo Bairro Fundação, localizados, respectivamente, nos Municípios de São Paulo e de São Caetano do Sul, bem como pretende identificar as principais ações previstas e/ou implementadas com vista í  sua transformação.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Nascimento da Silva, FIAM-FAAM Centro Universitário

Aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo do FIAM-FAAM Centro Universitário.

Sergio Luis Abrahão, FIAM-FAAM Centro Universitário

Arquiteto e Urbanista, Professor do Programa de Mestrado Profissional Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano do FIAM-FAAM Centro Universitário.

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Publicado

2017-06-12

Edição

Seção

Arquitetura, Urbanismo e Paisagem urbana