A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO: O PROJETO DE ARQUITETURA COMO REFLEXÃO NA AÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Ensino projeto de Arquitetura Urbanismo, trabalho de final de curso, prática profissional do arquiteto e urbanista.

Resumo

A formação do arquiteto e urbanista permeia saberes que podem ser desdobrados em diferentes ações profissionais, porém, projetar espaços é a especificidade por trás do ofício. O processo de projeto é um meio de reflexão na ação, eficaz e eficiente na percepção de problemas e formulação de hipóteses espaciais. O Trabalho de Conclusão de Curso, neste sentido, representa a síntese das competências e habilidades apreendidas durante o processo de formação, sendo o momento de transição entre o ambiente acadêmico e profissional. Discorrer sobre o potencial da atividade de projetar como meio de desenvolvimento e aferição das qualidades dos profissionais de arquitetura e urbanismo nos Trabalhos de Conclusão de Curso em Arquitetura e Urbanismo pode parecer redundante, no entanto, a necessidade de estabelecer pautas comuns aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, em meio às crises conceituais consecutivas e relativismo predominantes, parece ser urgente face aos problemas contemporâneos.

Biografia do Autor

Sergio Moacir Marques, Centro Universitário UniRitter Laureate International Universities Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Arquitetura e Urbanismo (FAU/UniRitter, 1984). Mestre em Teoria, História e Crítica da Arquitetura (PROPAR/UFRGS,1999, Orient. Dr. Elvan Silva). Doutor em Arquitetura Moderna Brasileira, (PROPAR/ UFRGS, Orient. Carlos E. D. Comas - Laboratório de la Forma Moderna ETSAB/ UPC, orient. Hélio Piñon, 2012), Prêmio CAPES de Tese, 2013. Realizou cursos de especialização e estágios de complemento í  especialização em Arquitetura Habitacional (PROPAR/UFRGS, 1985), Arquitetura e Meio-Ambiente (GRECO/ENSA, Toulouse, 1991), Ensino do Projeto Arquitetônico (EA/UM, Montreal, 2000). Atualmente é professor titular da graduação, pós graduação, corpo permanente do PPGAU UniRitter/Mackenzie, pesquisador e coordenador do Núcleo de Projetos da FAU/UniRitter; professor adjunto da FA/UFRGS; coordenador do DOCOMOMO - Núcleo RS para o Biênio 2008/2009, vice-coordenador para 2010/2011, 2012/2013 e Secretário Executivo para 2015/2019. É autor e organizador de livros, artigos e projetos publicados em periódicos do Brasil, Argentina, Uruguai, México, Espanha, Portugal, Coréia do Sul e Grécia. Sócio do MooMAA - Moojen & Marques Arquitetos Associados (desde 1987) com projetos premiados e publicados no Brasil e exterior, atua na área de projetos de arquitetura, urbanismo e comunicação visual. Temas de interesse acadêmico: Ensino do Projeto de Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura Moderna, Arquitetura Contemporânea, Arquitetura Latino-Americana.

Patrícia Freitas Nerbas, Unisinos

Arquiteta e Urbanista pela UNISINOS (2000). Especialista em Geoprocessamento, UNISINOS (2004). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, na área ambiental, do NORIE/UFRGS (2006). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, PROPAR/UFRGS. Professora na área de Projetos de Arquitetura e Urbanismo, na Faculdade de Arquitetura da Unisinos. Professora da Especialização em Gestão e Planejamento do Território Urbano, Unisinos. Temas de interesse acadêmico: ensino de projeto de arquitetura e urbanismo, arquitetura moderna, teoria do projeto e sustentabilidade ambiental. Coordenadora de projetos e consultora na SOLS - Arquitetura Urbana.

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Publicado

2017-12-29

Edição

Seção

Arquitetura, Urbanismo e Paisagem urbana