A NATUREZA COMO INSPIRAÇÃO PARA A CONCEPÇÃO DE PROJETOS EM DISCIPLINAS INICIAIS DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
Palavras-chave:
Projeto, Inspiração, Natureza, Criação, Arquitetura.Resumo
Esse artigo relata uma experiência, fruto de atividade desenvolvida com alunos de graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, que apresenta a inspiração na natureza como possibilidade no desenvolvimento do pensamento criativo aplicado aos projetos de arquitetura e urbanismo nos estágios iniciais da graduação. A partir do estudo da relação entre o homem e a natureza e da busca de suas estruturas como soluções para problemas nos diversos campos, foram estabelecidos eixos temáticos: animal, mineral, vegetal e fenômenos. Esses eixos guiaram a atividade proposta, que foi dividida em quatro momentos, contemplando algumas das possíveis etapas de idealização e representação de um processo projetual. Estas etapas favoreceram o pensamento criativo e de proposição de soluções, por ser no momento de transposição destas que ocorre o processo gradual de aprendizagem associado ao desenvolvimento criativo individual e aplicado ao projeto de arquitetura e urbanismo.
Referências
Bahamón, A., Pérez, P., Campello, A. (2008) Arquitectura vegetal: analogias entre o mundo vegetal e a arquitectura contemporânea. Lisboa: Dinalivro.
Bahamón, A., Pérez, P., Campello, A. (2008) Arquitectura animal: analogias entre o mundo animal e a arquitectura contemporânea. Lisboa: Dinalivro.
Bahamón, A., Pérez, P., Campello, A. (2008) Arquitectura mineral: analogias entre o mundo mineral e a arquitectura contemporânea. Lisboa: Dinalivro.
Benyus, J. M. (1997) Biomimicry: Innovation Inspired by Nature. Nova Iorque: William Morrow.
Martinez, A. C. (2000). Ensaio sobre o projeto. Brasília: Editora UnB.
Rebello, Y. C. P., Eloy, E. Leite, M. A., Lipai, A.(2006, agosto). Ver para criar. São Paulo: Editora PINI.
Ribeiro, C. E. D. (2014) A natureza no processo de desenvolvimento do projeto. São Paulo: SENAI-SP.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista InSitu o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/about/submissions#copyrightNotice.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na revista InSitu.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).