A NATUREZA COMO INSPIRAÇÃO PARA A CONCEPÇÃO DE PROJETOS EM DISCIPLINAS INICIAIS DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

Autores

  • Luiza Helena Ferraro
  • Natália Bacin Morelatto
  • Gilberto Sarkis Yunes

Palavras-chave:

Projeto, Inspiração, Natureza, Criação, Arquitetura.

Resumo

Esse artigo relata uma experiência, fruto de atividade desenvolvida com alunos de graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, que apresenta a inspiração na natureza como possibilidade no desenvolvimento do pensamento criativo aplicado aos projetos de arquitetura e urbanismo nos estágios iniciais da graduação. A partir do estudo da relação entre o homem e a natureza e da busca de suas estruturas como soluções para problemas nos diversos campos, foram estabelecidos eixos temáticos: animal, mineral, vegetal e fenômenos. Esses eixos guiaram a atividade proposta, que foi dividida em quatro momentos, contemplando algumas das possíveis etapas de idealização e representação de um processo projetual. Estas etapas favoreceram o pensamento criativo e de proposição de soluções, por ser no momento de transposição destas que ocorre o processo gradual de aprendizagem associado ao desenvolvimento criativo individual e aplicado ao projeto de arquitetura e urbanismo.

Biografia do Autor

Luiza Helena Ferraro

Arquiteta e Urbanista, graduada na Universidade Positivo, Curitiba-PR e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo.  PósARQ na Universidade Federal de Santa Catarina. Área de Concentração em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, na Linha de Pesquisa em Urbanismo, Cultura e História da Cidade. Desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Paisagem, patrimônio cultural e memória urbana. Pensamento urbanístico, cultura urbana e a produção arquitetônica contemporânea. Interesse nas áreas do processo de construção das cidades; o entendimento da cidade como espaço museográfico e expositivo; relações arte/arquitetura/cidade.

Natália Bacin Morelatto

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2014). Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Área de Concentração em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, na Linha de Pesquisa em Urbanismo, Cultura e História da Cidade. Desenvolvimento de pesquisa nas áreas de fundamentos de arquitetura e urbanismo. Interesse na representação e registro das cidades a partir do meio audiovisual, e na relação entre arquitetura, urbanismo e outras formas de artes.

Gilberto Sarkis Yunes

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1977). Graduação em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes Da. Carmen Trápaga Simões (1972). Mestrado em Arquitetura pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1987) e Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1995). Em 2010, de fevereiro a abril, realizou pós-doutoramento junto a Universití  degli Studi di Napoli Federico II, Itália, atuando como professor convidado do Programa Erasmus Mundus / MaCLands, Master em Paisagens Culturais. Entre 1979 e 1999, atuou como professor no Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal de Pelotas, ministrando disciplinas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Bacharelado em Artes Visuais. Foi criador e tutor do Grupo PET Artes Visuais e implantou a terminalidade "Patrimônio Cultural:Conservação de Artefatos" no curso de Pós-Graduação em Artes, do qual foi coordenador. Nesta instituição foi chefe do Departamento de Artes Visuais e vice-diretor do Instituto de Letras e Artes. De março de 2000 í  fevereiro de 2006 atuou como professor adjunto na Universidade Salvador - UNIFACS, Bahia, ministrando aulas para os cursos de graduação em Design Gráfico, Arquitetura e Urbanismo e Turismo. No Curso de Arquitetura e Urbanismo, implantou e coordenou o núcleo de pesquisas e extensão Arquimemória. Em março de 2006 ingressou, por concurso público para professor adjunto no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Além da graduação, atualmente ministra disciplinas e orienta alunos no Programa de Pós-graduação Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, PGAU-CIDADE. Tem atuação na área de Arquitetura, Urbanismo e Design, com ênfase em História e Preservação do Patrimônio Cultural. Entre as pesquisas e temas de estudo desenvolvidos destacam-se: "Azulejaria no patrimônio Arquitetônico do Rio Grande do Sul", "Cidades reticuladas: a permanência do modelo na formação das cidades do Rio Grande do Sul" e "Dois tempos: quando arquiteturas dialogam" e " Paisagens Culturais Museográficas na Ilha de Santa Catarina". Atualmente encontra-se em andamento a pesquisa "Itinerários da Arquitetura Moderna em Florianópolis". Coordenador do Núcleo de Configuração e Morfologia na Arquitetura e Urbanismo, Pesquisa e Projeto: NUCOMO P&P. Grupo de pesquisa cadastrado no CNPq/UFSC desde 2000.

Referências

Bahamón, A., Pérez, P., Campello, A. (2008) Arquitectura vegetal: analogias entre o mundo vegetal e a arquitectura contemporânea. Lisboa: Dinalivro.

Bahamón, A., Pérez, P., Campello, A. (2008) Arquitectura animal: analogias entre o mundo animal e a arquitectura contemporânea. Lisboa: Dinalivro.

Bahamón, A., Pérez, P., Campello, A. (2008) Arquitectura mineral: analogias entre o mundo mineral e a arquitectura contemporânea. Lisboa: Dinalivro.

Benyus, J. M. (1997) Biomimicry: Innovation Inspired by Nature. Nova Iorque: William Morrow.

Martinez, A. C. (2000). Ensaio sobre o projeto. Brasí­lia: Editora UnB.

Rebello, Y. C. P., Eloy, E. Leite, M. A., Lipai, A.(2006, agosto). Ver para criar. São Paulo: Editora PINI.

Ribeiro, C. E. D. (2014) A natureza no processo de desenvolvimento do projeto. São Paulo: SENAI-SP.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Arquitetura, Urbanismo e Paisagem urbana