A EXPERIÊNCIA DA PEDAGOGIA DA VIAGEM NA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAY
Palavras-chave:
Fronteira, Pedagogia da viagem, Experiência.Resumo
No dia quatorze de março de dois mil e dezesseis, vinte e dois pesquisadores de diversas áreas do conhecimento percorreram, durante seis dias, a Fronteira Brasil-Uruguay como estrangeiros e errantes, em uma (i)lógica contínua. A partir da pedagogia da viagem, uma espécie de coexistência entre o pensar e o escrever, foi possível experimentar, descobrir e viver essa Fronteira, como um território do entre, da fresta, inventando novas relações, a fim de emergir relações ditas menores, desterritorializantes, e provocar novos encontros e acontecimentos. O processo da viagem perpassa três grandes etapas: a expectativa – que se refere aos antecedentes e preparativos da viagem; a experiência – etapa do acontecimento da viagem; e por fim o retorno –a reflexão que demarca novos inícios. Cada viajante possuía sua (i)metodologia de pesquisa para experienciar temas diversos, múltiplos e atravessados. A experiência passa, acontece e toca. Esse movimento pelas fronteiras deixou marcas nos territórios e nos viajantes-nômades-pesquisadores.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.
GOMES, Silvia Toledo. Eu, Tu, Ele... Nós outros: fronteiras, diálogos e novas identidades. In.: Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros. Seção Três Lagoas, v.12, p.2, 2010.
DELEUZE, Gilles. O abecedário de Gilles Deleuze. Entrevista com Gilles Deleuze. Editoração: Brasil, Ministério da Educação, TV Escola, 2001. Paris: Éditions Montparnasse, 1997.
DELEUZE, Gilles. O ato de criação. Trad. José Marcos Macedo. Palestra conferida em 1987. In: Edição Brasileira: Folha de São Paulo, impressa em 27 de junho de 1999 [1987].
Deleuze, Gilles. Diferença e repetição. São Paulo: Graal, 2006.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 4. Trad. Suely Rolnik. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997
DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional. Trad. Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
DERRIDA, Jacques. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar da hospitalidade. São Paulo: Escuta, 2003.
GRINOVER, Lúcio. Comunicação e sociedade: A comunicação e a hospitalidade em territórios urbanos. In: XXVI Congresso da INTERCOM, 2003, Belo Horizonte, MG, p.1
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica – Cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1986.
BONDíA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Revista Brasileira de Educação. N. 19, 2002. Disponível em: .
OLIVEIRA, Jelson. Filosofia da viagem. Curitiba: Editora Champagnat, 2013.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (Orgs.). Pistas do Método da Cartografia: Pesquisa-intervenção e Produção de Subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; TEDESCO, Silvia (Orgs.). Pistas do Método da Cartografia: A experiência da pesquisa e o plano comum. Vol. 2. Porto Alegre: Sulina, 2014.
PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença: uma introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
ROCHA, Eduardo; AZEVEDO, Laura Novo de; ALLEMAND, Débora Souto; HYPOLITO, Bárbara de Bárbara; TOMIELLO, Fernanda. Cross-Cult: Desenho Urbano/Urban Design – Pelotas/RS e Oxford/UK. Pelotas: UFPel, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista InSitu o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/about/submissions#copyrightNotice.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na revista InSitu.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).