Preservação do Patrimônio Cultural de Córdoba, Argentina (1938-1946)
Palavras-chave:
Patrimônio Cultural, Comissão Nacional de Museus, Monumentos e Lugares Históricos, Córdoba, ArgentinaResumo
Este trabalho apresenta um período da História da Preservação do Patrimônio Cultural em Córdoba, Argentina (1938 – 1946) no qual Ricardo Levene foi presidente da "Comisión Nacional de Museos, de Monumentos y Lugares Históricos" -CNMMyLH. Neste estudo se corrobora que existiu nessa gestão o intuito de resgatar, por meio do patrimônio escolhido, uma memória específica que contribuía com a construção de uma ideia de Nação Argentina determinada, baseada nas concepções historiográficas dos membros da instituição. A partir da compreensão do ideário da Comissão, dos seus ritos e procedimentos, será analisado o papel que o patrimônio cultural cordovês cumpriu nesse projeto, destacando-se a "Iglesia de la Compañía y de la Residencia de los Padres" de Córdoba, conjunto de arquitetura jesuítica que foi objeto de uma importante restauração nos anos da presidência de Levene.
Referências
ARQUIVO DGA. Memória de Obra, diciembre de 1947.
BOLETINES DE LA CNMMYLH. Buenos Aires: Imprenta de la Universidad de Buenos Aires, n. 1- 8, 1938-45.
BOLETINES DE LA CNMMYLH. Buenos Aires: Ferrari Hermanos, n. 9, 12; 1946, 1952.
BUSCHIAZZO, Mario J. Argentina: monumentos históricos y arqueológicos. México: Instituto Panamericano de Geografía e Historia, 1959.
FERRER, Ignacio P. Solicitud de Presencia del Proyectista, 20 de abril de 1945.
ONETTO, María & SUSTERCIC, Darko B. Trascendencia de las restauraciones del arquitecto Carlos Onetto en Córdoba y en las Misiones. In: CONGRESO INTERNACIONAL JESUITAS 400 AÑOS EN CÓRDOBA, 1999, Córdoba (AR.): Universidad Nacional de Córdoba, 1999, t. 3. p. 265-283.
PERDERí sus vetustas líneas el convento de los jesuitas. La Nación, Buenos Aires, p. 5, 6 nov. 1944.
PROYECTO de intervención en la Iglesia y Residencia de los Padres Jesuitas, 1941. DGA.
RESTAURACIÓN de la Iglesia de la Compañía de Jesús. La Nación, Buenos Aires, 2 ago. 1978. 2da. Sección, p. 1-2.
SALÓN NACIONAL DE ARQUITECTURA. Revista de Arquitectura, Buenos Aires, n. 2, jan. 1942.
URIBARREN, Maria Sabina. A atuação da 'Comisión Nacional de Museos y de Monumentos y Lugares Históricos' da Argentina entre 1938 e 1946: sua intervenção no Conjunto Jesuítico na Igreja da Companhia de Jesus e da Residência dos Padres na Cidade de Córdoba. Dissertação de Mestrado FAU USP (2008). (http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-16032010-083106/pt-br.php)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista InSitu o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/about/submissions#copyrightNotice.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na revista InSitu.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).