Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Parágrafo: Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Serão aceitos artigos de, no mínimo, mestrandos. Graduados podem se inscrever em co-autoria com um doutor. Submissões de artigos são aceitas em fluxo contínuo sem cobrança de taxa para submissão, processamento ou publicação dos artigos.

Todos os trabalhos enviados deverão obedecer ás seguintes normas:

- Digitados em Word, com a página configurada com margens de 3 cm e papel A4;

- Fonte Times New Roman, corpo 12, justificado, com espaçamento 1,5;

- As imagens deverão ser mandadas em formato JPEG com resolução máxima de 300 dpi;

- Os títulos e subtítulos deverão estar em negrito e digitados em Times New Roman, corpo 12;

- O nome do autor virá alinhado à esquerda, em Times New Roman, corpo 12, seguido de um breve currículo em formato de nota de rodapé em Times New Roman, número 10;

Os trabalhos também deverão observar as normas relativas às seções em que se enquadram.

- Artigos e ensaios: nesta seção, serão compreendidos os textos escritos em forma de relatos de pesquisa, análises acadêmicas e reflexões sobre o campo da comunicação social. Os artigos deverão ter de 10 a 15 páginas (ou de 25 mil a 35 mil caracteres). Os trabalhos deverão ser iniciados por resumo em português e inglês, digitado em corpo 12, contendo de 05 a 10 linhas e de três a cinco palavras chaves, com espaçamento simples. Ver, também, as regras para citação postas abaixo.

- Resenhas: aqui serão compreendidas as análises críticas de livros e teses recentes do campo da comunicação. Elas deverão ter de 03 a 07 páginas (ou 7 mil a 16 mil caracteres).

As regras para citação serão as seguintes:

- As citações no interior do texto que forem inferiores a 3 linhas deverão ser colocadas entre aspas com corpo normal. Ao final da citação, deverão ser indicadas entre parênteses o sobrenome do autor, o ano da publicação e a página correspondente da citação. Exemplo: (Souza, 2002: 15);

- As citações acima de três linhas deverão obedecer ser deslocadas dois parágrafos e deverão ser digitadas em corpo 10, espaçamento simples e sem aspas e obedecer também à citação no formato (Souza, 2002:28), como no caso acima;

- As notas de rodapé devem ser utilizadas somente para comentários pertinentes ao desenvolvimento do texto. As indicações bibliográficas do texto serão colocadas no final do texto, em um tópico reservado especialmente para elas.

- As referências bibliográficas serão colocadas no final do artigo, em corpo 12, seguindo os exemplos a seguir:

- Livros:
Exemplo: FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

- Capítulos de livros:
Exemplo: ALVES, Soraya. “Os problemas da comunicação digital”. In SOUZA, Agemiro (org.). Estudos e preceitos da comunicação. São Paulo: Nova Cultural, 2005.

- Artigos em periódicos:
Exemplo: LORAINE, Francisca. “Teoria da imprensa diária”. Revistas de estudos na imprensa, Rio de Janeiro, no 15/ Maio de 2007, pp. 15-38.

- Textos da Internet:
Exemplo: SILVA, Márcia. Novas questões de arte. Disponível em http://novasquestões.com.br/marciasilva. Acesso em 03/12/2002.

Os autores deverão cumprir rigorosamente as regras postas acima, sob a pena de terem seus textos recusados.

As informações publicadas nos textos são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.