Por uma televisão de qualidade: nota de leitura

Autores

  • Mariana de Souza Gomes Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3
  • Marie-Caroline Neuvillers Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3

Resumo

Em setembro de 2012, mais de vinte pesquisadores e profissionais do audiovisual reuniram-se na Universidade Sorbonne Nouvelle e no Instituto Nacional do Audiovisual (INA) no colóquio "O que é uma televisão de qualidade?"[1] para tentar definir e discutir sobre as questões que poderiam caracterizar a qualidade de um programa ou de um canal. Deste debate nasceu o livro Pour une télévision de qualité, ou Por uma televisão de qualidade, sob a direção de François Jost. Composto por quatro temáticas, o livro apresenta quatro diferentes ângulos de noção de qualidade televisual. Os vinte e dois autores se esforçam em compreender o conceito a partir da produção e recepção dos conteúdos televisivos. O que realmente se questiona quando debatemos acerca da qualidade? Quais medidas adotar para pensar uma qualidade na televisão e uma televisão de qualidade? Essas questões regem os artigos presente no livro.

[1] Qu"™est-ce qu"™une télévision de qualité ?

Biografia do Autor

Mariana de Souza Gomes, Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3

Doutoranda em Ciências da Informação e da Comunicação na Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 com bolsa de doutorado no exterior da CAPES. Membro do CEISME (Centro de Estudos de Imagens e Sons Midiáticos), a doutoranda tem mestrado em Produção Cultural pela mesma universidade. Durante sua formação em Letras (Português-Francês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mariana Gomes realizou uma pesquisa interdisciplinar sobre a relação entre Pintura e Literatura francesas do século XIX.

Marie-Caroline Neuvillers, Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3

Doutoranda em Ciências da Informação e da Comunicação na Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e professora substituta em Comunicação da Universidade Paris-Est Créteil. Membro do CEISME (Centro de Estudos de Imagens e Sons Midiáticos)

Downloads

Publicado

2015-03-11