Trabalhadores Digitais do Mundo Inteiro Uni-vos: teorizando e analisando criticamente o trabalho digital

Christian Fuchs, Marisol Sandoval

Resumo


O objetivo geral desse artigo é elaborar uma tipologiadas formas de trabalho que são necessárias para a produção,circulação e uso das mídias digitais. Primeiramente,perguntamo-nos o que é trabalho, quais suas dimensõesbásicas e como essas dimensões podem ser usadas paradefinir o trabalho digital. Depois, introduzimos a noçãoteórica de modo de produção como para conceituar otrabalho digital. Em terceiro lugar, aprofundamos o olharnas dimensões dos processos de trabalho e as condiçõesnas quais se instalam. Em quarto, aplicamos a tipologiade condições de trabalho à esfera do trabalho digital eidentificamos diferentes formas de trabalho digital e suascondições básicas. Por fim, nós discutimos as implicaçõespolíticas de nossa análise e o que pode ser feito para superaras más condições de trabalho que os trabalhadoresdigitais estão enfrentando hoje.Palavras-chave: teoria crítica, economia política crítica dacomunicação e da mídia, teoria social, trabalho digital,mídia digital, filosofia.

Palavras-chave


teoria crítica, economia política crítica dacomunicação e da mídia, teoria social, trabalho digital,mídia digital, filosofia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Diretório e Indexadores

Directory of Open Access Journals

 

 

DOAJ (Directory of Open Access Journals): https://doaj.org/toc/2317-4919

Latindex: http://www.latindex.unam.mx/latindex/ficha?folio=24643

Seer/Ibict: http://seer.ibict.br/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=3032&Itemid=109

Livre!: https://portalnuclear.cnen.gov.br/livre/Inicial.asp

Sumarios.org: http://sumarios.org/revistas/par%C3%A1graforevista-cient%C3%ADfica-de-comunica%C3%A7%C3%A3o-social-da-fiam-faam