Ideologia do Vale do Silício e desigualdades de classe: um imposto virtual em relação í política digital
Palavras-chave:
Vale do Silício, desigualdades de classe, política digital.Resumo
A Ideologia do Vale do Silício faz parte de um "fundamentalismo de livre mercado". Neste caso, porém, é um fundamentalismo de livre mercado em que a Internet inevitavelmente produziria formas mais democráticas de participação. Trata-se de um fundamentalismo de mercado livre incorporado na sociedade, nas corporações e outras instituições. E é um fundamentalismo de mercado livre amarrado ao neoliberalismo, já que tanto a Internet quanto a Ideologia do Vale do Silício cresceram simbioticamente com a ascensão do neoliberalismo nas últimas décadas. Certamente, nem todos os que celebram a arquitetura não-hierárquica da Internet se alinham com a agenda neoliberal do capitalismo. Ainda, esta filosofia igualitária da Internet choca com as desigualdades de classe social em uma economia de livre mercado. Pessoas sem recursos caem por meio das fissuras digitais. A questão, então, é: quais vozes são parte desta plataforma política on-line e quais são deixadas de fora?
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).