"Cuidado ao acessar. Imagens fortes": a circulação do discurso sobre violência urbana a partir de lógicas jornalísticas e policiais
Palavras-chave:
midiatização1, circulação2, Imagem3.Resumo
Sob a perspectiva da midiatização e do aumento da produção e circulação de imagens com os novos dispositivos, este trabalho trata do perfil do Facebook "Boletim Geral", que veicula imagens chocantes de violência e morte explicitas. Por meio da análise das fotografias, texto e interações com o público da página, procura-se compreender qual construção simbólica sobre segurança pública estas imagens produzem, tendo em conta o discurso policial muito presente e a tensão provocada em relação ao jornalismo tradicional. O alicerce teórico vem de autores como Fausto Neto (2007, 2010) e Rosa (2014, 2016) sobre midiatização, circulação e imagem; Flusser (2002) sobre imagens e imaginários.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).