A televisão e a precoce sociedade de consumo
Resumo
O mercado de consumo é a base do sistema capitalista, e o acesso aos bens materiais tem sido o objetivo da maioria da população que enxerga a conquista do bem-estar a partir do poder de aquisição. Grande parte deste cenário é construído pela mídia, com maior penetração da televisão, que, através da programação e publicidade, cria o universo simbólico do consumo. Um conjunto de significações começa a fazer parte do universo de cada indivíduo desde a primeira infância. Uma orientação que fará parte da adolescência, juventude e vida adulta, que praticamente limita o sentido da existência í aquisição material e reduz muito a liberdade individual. Este texto propõe uma ressignificação crítica a partir da audiência, que talvez possa retrabalhar as informações televisivas, criando uma outra perspectiva em relação ao consumo.
Palavras-chave: Televisão; Sociedade de consumo; Telespectador crítico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).