A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicação

Autores

  • Elisangela Rodrigues Costa Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)
  • Michel Carvalho da Silva Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Resumo

O presente artigo discute as mudanças no cenário da escola frente í  midiatização cada vez mais precoce desde a infância. Com as novas tecnologias de informação e comunicação, há uma urgência na reformulação de currículos, dos projetos pedagógicos e da identidade do professor. O trabalho pretende refletir como o discurso da inovação é incorporado í  educação de maneira pouco crítica, numa espécie de louvação í  tecnologia e subordinação ao mercado. A discussão revisa alguns conceitos forjados por Gutierrez, Papert, Tapscott, Postman, Buckingham e Prensky, a fim de estabelecer um eixo teórico do qual parte a reflexão que se propõe.

Biografia do Autor

Elisangela Rodrigues Costa, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Jornalista, pedagogia, especialista em Sociologia e Política, Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. LInha de pesquisa Comunicação e Educação.

Michel Carvalho da Silva, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)

jornalista, mestrando em Ciências da Comunicaçáo (ECA/USP), linha de pesquisa Comunicação e Educação.

Downloads

Publicado

2013-03-07