A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicação
Resumo
O presente artigo discute as mudanças no cenário da escola frente í midiatização cada vez mais precoce desde a infância. Com as novas tecnologias de informação e comunicação, há uma urgência na reformulação de currículos, dos projetos pedagógicos e da identidade do professor. O trabalho pretende refletir como o discurso da inovação é incorporado í educação de maneira pouco crítica, numa espécie de louvação í tecnologia e subordinação ao mercado. A discussão revisa alguns conceitos forjados por Gutierrez, Papert, Tapscott, Postman, Buckingham e Prensky, a fim de estabelecer um eixo teórico do qual parte a reflexão que se propõe.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).