O crime que (as)salta das páginas de jornal: a violência na paisagem nostálgica da cobertura turística brasileira do Diário de Notícias

Autores

  • Ivan Paganotti Doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com bolsa Capes, sob orientação da Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes.

Resumo

O trabalho analisa casos de violência contra turistas no Brasil, abordados na perspectiva estrangeira da cobertura do jornal português Diário de Notícias. Para isso, reflete-se sobre a repetição e reconstrução da identidade nacional brasileira (marcada pelas imagens paradisíacas e violentas relacionadas ao país) a partir de expectativas da nostalgia e sua frustração ante as alterações das paisagens e realidades sociais com o tempo – devido í  irrupção de violentos desvios de conduta que não se encaixam na representação turística esperada.

Biografia do Autor

Ivan Paganotti, Doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com bolsa Capes, sob orientação da Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes.

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com bolsa Capes, sob orientação da Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes. É membro do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom-USP) e do grupo de estudos Midiato/ECA-USP.

Downloads

Publicado

2013-03-07