A Cauda Longa Do Varejo Online: e-mail marketing aplicado ao mercado de nicho
Resumo
O mercado de varejo online está em constante adaptação. A realidade virtual possibilitou a manutenção da oferta de produtos extintos das prateleiras das lojas físicas, mantendo a diversidade de catálogo e a amplitude de vendas. A investigação utilizou de método qualitativo e, propõe o estudo da Cauda Longa, de Chris Anderson como agente de apoio ao marketing direto por meio de e-mail marketing. A pesquisa propõe um entendimento sobre a evolução do mercado de varejo pela Internet desde a ocorrência dos primeiros sites de comércio eletrônico até o ingresso dos grandes varejistas no mercado online. O objetivo central da pesquisa visa o entendimento sobre a importância da segmentação para as ações promocionais e de vendas em ambiente virtual, criando um diferencial entre os concorrentes. Os e-mails marketing da loja online Sephora guiaram este estudo. E os resultados visam corroborar a necessidade da atuação em marketing direto de forma mais segmentada, indo ao encontro dos mercados de nicho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).