A Concepção de Imprensa Brasileira no Século XX: A visão de Rui Barbosa, Danton Jobim, Luiz Beltrão e Carlos Lacerda
Resumo
O Jornalismo brasileiro vem se afirmando como uma área de vanguarda. Assumindo esse pressuposto, o presente artigo enfatiza o pensamento do grupo de jornalistas "˜observadores"™, conforme classificação de Marques de Melo (2003: 25). Nesse período o jornalismo nacional, representado pelos intelectuais modernistas desafia a ofensiva nacionalista das vanguardas políticas que entram em cena no processo de modernização econômica e democratização do poder. Os jornalistas-pensadores que foram analisados neste texto (Rui Barbosa, Danton Jobim, Carlos Lacerda e Luiz Beltrão) serão o fio condutor para o "pensar" brasileiro do jornalismo no século XX.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).