A Concepção de Imprensa Brasileira no Século XX: A visão de Rui Barbosa, Danton Jobim, Luiz Beltrão e Carlos Lacerda

Autores

  • Maria de Jesus Daiane Rufino Leal Universidade Estadual do Piauí
  • Rose Maria Vidal de Souza Universidade de Vila Velha

Resumo

O Jornalismo brasileiro vem se afirmando como uma área de vanguarda. Assumindo esse pressuposto, o presente artigo enfatiza o pensamento do grupo de jornalistas "˜observadores"™, conforme classificação de Marques de Melo (2003: 25). Nesse período o jornalismo nacional, representado pelos intelectuais modernistas desafia a ofensiva nacionalista das vanguardas políticas que entram em cena no processo de modernização econômica e democratização do poder. Os jornalistas-pensadores que foram analisados neste texto (Rui Barbosa, Danton Jobim, Carlos Lacerda e Luiz Beltrão) serão o fio condutor para o "pensar" brasileiro do jornalismo no século XX.

Biografia do Autor

Maria de Jesus Daiane Rufino Leal, Universidade Estadual do Piauí

Mestra em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação Lato Sensu em Telejornalismo e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí. É professora do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual do Piauí.

Rose Maria Vidal de Souza, Universidade de Vila Velha

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, com MBA em Marketing Político pela Universidade Católica de Brasília, graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins. É professora do curso de Comunicação Social na Universidade de Vila Velha.

Downloads

Publicado

2013-11-15