Samba: produto cultural e patrimônio imaterial

Autores

  • Paola Meirelles Mestranda da linha mídia e mediações socioculturais da ECO-UFRJ

Resumo

Neste trabalho o samba é abordado enquanto produto das indústrias culturais e como objeto de políticas públicas, especificamente no que se trata do registro como patrimônio imaterial pelo IPHAN. Uma análise da trajetória do samba é desenvolvida então a partir desses dois vieses, destacando a atuação do Estado, do mercado e das práticas de cunho sociocultural que fazem do samba mais que um gênero musical, uma forma de expressão.

Biografia do Autor

Paola Meirelles, Mestranda da linha mídia e mediações socioculturais da ECO-UFRJ

Historiadora e Mestranda da Linha Mídia e Mediações Socioculturais da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientanda do Prof. Dr. Eduardo Granja Coutinho. Indicada ao prêmio Francisco Morel de Mestrado pela apresentação de trabalho no GP Comunicação, Música e Entretenimento do Congresso Nacional da Intercom 2013. E-mail: [email protected].

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Publicado

2013-11-15