A representatividade e a abrangência dos telejornais públicos, Repórter Brasil e Jornal da Cultura

Autores

  • Allana Meirelles Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Roberta Braga Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Iluska Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a representatividade e a abrangência dos telejornais, Repórter Brasil e Jornal da Cultura. A partir da análise de uma semana composta dos noticiários, foram observadas as fontes entrevistadas e os locais de produção das matérias. Assim, foi possível notar que esses telejornais ainda não realizam satisfatoriamente a proposta de diferenciação em relação às emissoras comerciais, mesmo que haja tentativas.

Biografia do Autor

Allana Meirelles, Universidade Federal de Juiz de Fora

Jornalista diplomada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação pela mesma instituição. Realizou intercâmbio na Universidade de Aarhus, Dinamarca, com bolsa de estudos da UFJF. Integrante do Grupo de pesquisa "Jornalismo, Imagem e Representação" da UFJF, desde 2010, teve bolsa CNPq e tem como foco o telejornalismo público.

Roberta Braga, Universidade Federal de Juiz de Fora

Jornalista diplomada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação pela mesma instituição. Integra desde 2010 o grupo de pesquisa "Jornalismo, Imagem e Representação", onde desenvolve pesquisa sobre Telejornalismo Público no Brasil.

Iluska Coutinho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Comunicação e Cultura pela UnB (1999) e doutora em Comunicação Social pela UMESP (2003), com estágio doutoral na Columbia University (NY). Professora associada na Faculdade de Comunicação da UFJF. Bolsista de produtividade (CNPq) e líder do grupo de pesquisa "Jornalismo, Imagem e Representação". Membro da Diretoria da Intercom (Diretora Regional Sudeste) e Diretora Editorial da SBPJor (2011-2013)

Downloads

Publicado

2014-04-30