O caráter memorial de interações na fan page "Maria do Resguardo"
Resumo
Neste trabalho analisa-se a formação de memórias a partir de interações dos membros da fan page "Maria do Resguardo" no Facebook. Este espaço virtual promove trocas e relações entre os atores sociais que realizam postagens de fotos antigas da cidade da Zona da Mata Mineira, Juiz de Fora. Por meio da metodologia da etnografia virtual foram reunidas fotografias da fan page "Maria do Resguardo", fundada em 2009 e com 2.432 membros até o momento. Objetivou-se desvelar as múltiplas representações de Juiz de Fora expostas nas fotografias postadas pelos interagentes, baseadas na memória e no imaginário das pessoas, como referências fundamentais para a habitação desta "cidade imaginária" reconstruída na rede social. Analisando-se comentários, compartilhamentos e postagens, identificou-se que os participantes da fan page utilizam-na como forma de saudosismo em relação ao patrimônio da cidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).