Novas formas de sociabilidade nas metrópoles contemporâneas: uma investigação acerca do uso do Grindr
Resumo
Perguntamo-nos: como se reconfiguram as novas formas de sociabilidade na metrópole contemporânea? Pensamos esta questão a partir do Grindr, um aplicativo para smartphones voltado para homossexuais masculinos, observando como ele funciona e como a cidade, neste contexto, é ocupada. A partir de dados colhidos no próprio site do aplicativo e da experiência de uso de alguns usuários, observamos como o Grindr promove o que Guattari (1992) observou como uma forma de subjetividade homogênea. Desta forma, entendemos que o mesmo que não só atua contra o modelo de cidade moderna cidade como também perpetua os novos códigos contemporâneos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).