Segurança: um mote neoliberal na mídia
Resumo
No presente artigo são discutidos os princípios que regem partidos e governos que apresentam uma inclinação í ideologia neoliberal e como estes prezam por uma menor interferência governamental. É abordado também o papel assumido por parte da mídia na busca da modernidade e como este discurso serve de instrumento primordial na expansão deste modelo político-econômico. Posteriormente é aborda a ênfase na repressão policial apresentada por governos neoliberais, uma ação que se apóia em uma construção discursiva que aponta este caminho como sendo o único para se obter segurança. A partir daí realiza-se uma Análise de Conteúdo de uma propaganda do Governo de Minas Gerais onde estes preceitos neoliberais aparecem como solução aos problemas envolvendo a segurança pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).